Notícias
VIII Encontro Técnico do Siga reúne instituições federais para debater gestão documental no contexto digital
De 4 a 6 de novembro, em Brasília (DF), o Arquivo Nacional promoveu o VIII Encontro Técnico de Integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (Siga), reunindo representantes de diversos órgãos e entidades da administração pública federal para debater os desafios e avanços da gestão de documentos no cenário de transformação digital do Estado.
Com o tema “A gestão de documentos no cenário de transformação digital do Estado”, o evento contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da diretora-geral do Arquivo Nacional, Monica Lima para a mesa de abertura. A ministra destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam nas instituições integrantes do Siga, ressaltando que o Estado brasileiro “não teria memória nem continuidade” sem a dedicação e o compromisso de quem atua na área.
A diretora-geral do AN, Monica Lima, também enfatizou o papel estratégico da gestão de documentos na administração pública. Segundo ela, trata-se de um instrumento essencial de governança, transparência e garantia preservação de direitos. “Sem documentos bem geridos, não há memória institucional, não há comprovação de atos administrativos, nem garantia plena do acesso à informação previsto na Constituição Federal e na Lei de Acesso à Informação”.
O encontro iniciou com a conferência de abertura realizada por Daniel Boson, representando a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, que apresentou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. A programação do evento incluiu, ainda, debates, mesas e apresentações de boas práticas voltadas ao fortalecimento do Siga e à modernização da gestão de documentos. Entre os destaques, foram apresentados, pela Secretaria de Gestão do MGI, o Módulo de Gestão Documental do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e pelo Arquivo Nacional o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD.BR), desenvolvido pelo Arquivo Nacional em parceria com a Dataprev e o MGI.
Ainda na agenda do evento estava incluída a reunião do segundo semestre de 2025 da Comissão de Coordenação do Siga, ocorrida no dia 5 de novembro, reunindo os presidentes das Subcomissões de Coordenação dos Ministérios e Presidência da República. Durante os três dias de atividades, diversas instituições compartilharam experiências e estratégias de preservação digital e gestão arquivística. Também foram apresentados novos instrumentos e ferramentas desenvolvidos pelo Arquivo Nacional, como o Sistema de Orientações Técnicas (SOT) e o Repositório de Gestão de Documentos (GDAN), que ampliam o suporte técnico e operacional às instituições integrantes do Siga.
A conferência de encerramento foi realizada pela Professora Luciana Duranti, fundadora do Projeto Inter PARES e Professora da University of British Columbia. Sua apresentação abordou o uso responsável e eficaz da inteligência artificial na gestão de documentos.
Fotos: Adalberto Marques