Notícias
Roda de conversa sobre os Crimes da escravidão: dimensões globais e permanências locais
No dia 10 de dezembro, quarta-feira, o Arquivo Nacional organiza uma roda de conversa com os editores da Revista Acervo e alguns dos autores dos artigos que o compõem o dossiê Crimes da escravidão: dimensões globais e permanências locais.
A Revista Acervo é o periódico científico do Arquivo Nacinal editado desde 1986. Seu objetivo é publicar artigos que dialoguem com as áreas da Arquivologia e da História, fomentando o debate e a divulgação da produção científica nesses campos.
O segundo dossiê deste ano de 2025 é Crimes da escravidão: dimensões globais e permanências locais. Esta edição explora a complexidade e abrangência do tema dos crimes da escravidão negro-africana, focando no contexto brasileiro. A escravidão é um fenômeno histórico que se desenrolou em escala global, envolvendo diversos atores políticos, sociais e econômicos ao longo de um extenso período. Suas consequências continuam a afetar profundamente a sociedade atual, particularmente em relação à população negra, que enfrenta desigualdades e injustiças sociais persistentes. O objetivo desta edição é apresentar as mais recentes experiências de pesquisa com fontes históricas e suas relações com a memória, paisagem e materialidade do tráfico escravagista.
O vídeo da roda de conversa estará disponível a partir do dia 10/12, às 14h, no canal do Arquivo Nacional no YouTube.