Notícias
Oficinas em Brasília promovem integridade, escuta qualificada e combate às violências simbólicas no ambiente de trabalho
Nos dias 15 e 16 de julho, os servidores da Regional de Brasília do AN participaram das oficinas “Práticas de Integridade Organizacional: reconhecer, prevenir e enfrentar violências simbólicas no trabalho” e “Escutatória, Comunicação Assertiva e Integridade para Lideranças". As atividades foram ministradas por Karina Viana, da Assessoria Especial de Controle Interno (AECI/MGI).
As oficinas marcaram o início da mentoria oferecida pelo MGI ao AN, voltada à promoção da integridade institucional.
O objetivo do encontro de terça-feira foi propor uma reflexão prática sobre as violências simbólicas no cotidiano institucional, com foco no fortalecimento da cultura de integridade e na melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Já a oficina da quarta-feira abordou temas como escuta qualificada, comunicação assertiva e estratégias para promoção da integridade institucional, reforçando o papel das lideranças na construção de um ambiente organizacional mais ético, transparente e colaborativo.
A relevância dos temas é destacada por pesquisa recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aponta a importância de ambientes laborais saudáveis, respeitosos e motivadores.