Notícias
Direção-Geral do Arquivo Nacional publica Relatórios de Planejamento Estratégico e de Gestão de 2024
O Arquivo Nacional (AN), secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), divulgou hoje seus relatórios de Planejamento Estratégico e de Gestão referentes a 2024. Esses documentos detalham as ações e resultados da instituição sob a Direção-Geral de Ana Flávia Magalhães e Direção-Geral Adjunta de Gecilda Esteves. Ambos os relatórios foram desenvolvidos com a equipe da Coordenação-Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Governança (CGPLAN) do Arquivo Nacional.
Relatório de Planejamento Estratégico 2024
O documento apresenta um resumo executivo do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o período de 2024-2027, publicado através da Portaria AN/MGI nº 135, de 26 de dezembro de 2023. O PEI estabelece seis objetivos estratégicos, onze resultados-chave e treze iniciativas estratégicas, guiando as ações do Arquivo Nacional.
Eles foram realizados ao longo de três ciclos de monitoramento em 2024, com reuniões de análise estratégica para garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas. Houve ajustes no planejamento durante o segundo ciclo, com realocação de iniciativas e revisão de prazos.
‘’Este documento reflete os esforços empreendidos para honrar o compromisso contínuo com a qualificação e o alcance da eficiência da gestão pública, destacando a importância da gestão documental como pilar estratégico para o fortalecimento da administração pública no Brasil, na América Latina e em outros territórios geopolíticos’’, ressaltam as secretárias.
Participação no CLAD
O Arquivo Nacional participou do XXIX Congresso Internacional do CLAD, promovendo a oficina "Gestão Documental para a Promoção da Eficiência da Administração Pública" e destacando a importância da gestão documental para a eficiência administrativa e o acesso à informação.
O AN também ministrou durante o evento a oficina "Modernizar o planejamento estratégico, simplificar a gestão e inovar nas contratações: um desafio necessário", e contou com Gecilda Esteves, apresentando, em coautoria com as servidoras Raquel dos Santos Ribeiro e Mariane Sousa Fonseca, a implementação da metodologia OKR (Objetivos e Resultados-Chave) na instituição. A metodologia OKR foca em resultados e entregas, em contraste com a abordagem tradicional de planejamento estratégico, que muitas vezes se torna um processo burocrático e ineficiente.
Relatório de Gestão 2024
O Relatório de Gestão de 2024 detalha as competências do Arquivo Nacional, o planejamento estratégico para 2024-2027, a cadeia de valor da instituição e os resultados alcançados em cada macroprocesso. O documento também aborda as atividades associadas a cada macroprocesso, como gestão de documentos, preservação do patrimônio, política nacional de arquivos, relações internacionais e governança.
Ambos os documentos demonstram o compromisso do Arquivo Nacional com a modernização da gestão pública, a eficiência administrativa e a promoção do acesso à informação. A combinação do planejamento estratégico com a execução detalhada das ações evidenciam o papel da instituição como referência em gestão estratégica e documental no Brasil em ações cujos resultados tem potencial de ir além do que foi alcançado nos últimos dois anos da gestão que se encerra neste 31 de janeiro de 2025.
Para ler a íntegra do Relatório de Planejamento Estratégico 2024, clique aqui
Para ler a íntegra do Relatório de Gestão 2024, clique aqui