Notícias
ARQUIVO EM CARTAZ
Cine Pátio encerra o Arquivo em Cartaz com exibição ao ar livre e cineorquestra
O 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo encerrou sua programação nesta sexta-feira (24) com uma noite de celebração à memória e à arte. A cerimônia de encerramento e premiação foi seguida pelo Cine Pátio, uma experiência cinematográfica ao ar livre realizada no pátio histórico do Arquivo Nacional, que encantou o público com projeções e música ao vivo.
Nesta edição, o telão montado no pátio exibiu filmes do acervo do Arquivo Nacional, entre eles Cenas domésticas no Méier (13 min, Brasil, 1930) e Cenas domésticas (33 min, Brasil, 1930), acompanhados pela Cine Orquestra Panapaná. Inspirada na tradição das exibições do cinema mudo, a apresentação proporcionou uma vivência sensorial em que trilha sonora, diálogos e sonoplastia foram criados em tempo real.
Sob a condução de Taiyo Omura, soundpainter certificado, a orquestra transformou gestos em música e improviso. A técnica do soundpainting utilizou sinais gestuais para guiar músicos, coro e atrizes em uma composição coletiva e única, que misturou instrumentos, vozes e sons do ambiente.