Notícias
Certidões de desembarque e registro de entrada de imigrantes, do acervo do Arquivo Nacional, ajudam resgate genealógico no Brasil
Levantamento realizado em 2024 e 2025 pelo Serviço de Estudos sobre Usuários e Acessibilidade em Arquivos (SEU) e o Serviço de Paleografia (SEPA) do Arquivo Nacional, a partir de documentação textual custodiada pela instituição e de entrevistas com usuários do órgão, confirma o papel das certidões de desembarque e dos registros de movimentação de imigrantes no Brasil para fins civis e genealógicos, em especial nos processos de obtenção de cidadania estrangeira por descendentes de imigrantes.
As certidões de desembarque estão entre as mais solicitadas — cerca de 800 por ano — e são elaboradas a partir da leitura de documentos produzidos por órgãos que registram a entrada e a movimentação de estrangeiros no território nacional. De 2016 a 2024 o Arquivo Nacional atendeu cerca de 8 mil requerimentos de certidões de desembarque, garantindo o acesso à informação e a direitos civis a milhares de famílias.
As certidões emitidas atendem a uma gama diversificada de necessidades dos usuários. Entre as finalidades mais citadas estão a comprovação de chegada de imigrantes ao Brasil para fins de registro civil tardio, de reconstrução de árvores genealógicas e da validação de narrativas familiares. Os documentos também são frequentemente solicitados para retificação de registros civis em cartórios e em processos de dupla cidadania junto a consulados de países como Portugal, Itália, Polônia, Romênia e Lituânia, dentre outros.
Segundo os usuários entrevistados, o impacto social da emissão dessas certidões transcende a esfera burocrática. A maioria confirmou que os documentos foram úteis e cumpriram seus objetivos, facilitando a mobilidade internacional e realização de projetos pessoais. Cabe mencionar ainda que o acesso a essa documentação histórica contribui para a revalorização da memória familiar e coletiva, promovendo e aprofundando reflexões sobre os fluxos migratórios e seus impactos intergeracionais na formação da sociedade brasileira.
Saiba como solicitar certidões no Arquivo Nacional: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/atendimento/emissao-de-certidoes