Notícias
Arquivo Nacional reforça proteção a documentos com execução do Plano de Integridade e Segurança do Acervo
O Arquivo Nacional atingiu um marco importante na proteção do patrimônio documental brasileiro com a execução de 50% do Plano de Integridade e Segurança do Acervo (PISA) em fevereiro de 2026. A iniciativa, que contempla 79 ações estruturadas em seis eixos temáticos, tem como objetivo assegurar a preservação, integridade e acessibilidade dos acervos sob custódia da instituição, por meio do fortalecimento de práticas preventivas, melhoria de infraestrutura e atualização de processos internos.
Entre as medidas de maior impacto já implementadas, destacam-se elaboração de projeto de requalificação da Superintendência Regional, em Brasília, e a realização de obras de infraestrutura nos depósitos de documentos na Sede, no Rio de Janeiro. Essas ações, classificadas como de alta relevância, respondem diretamente às demandas da Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), demonstrando o comprometimento institucional com a segurança da informação e da memória nacional.
Além dessas medidas, o plano investe significativamente na revisão de processos de trabalho e na promoção de uma cultura organizacional focada na integridade do acervo. Foram revisados procedimentos para situações que envolvem a preservação e a segurança do acervo, com a criação de pontos de controle adicionais que ampliam a rastreabilidade e o controle de acesso aos documentos. Além disso, foram realizados novos treinamentos com os profissionais que atuam em áreas diretamente relacionadas ao acervo.
Cerca de 80% das ações previstas estão sendo realizadas com orçamento próprio, utilizando recursos humanos internos e contratos já em vigência. No entanto, iniciativas mais complexas — como as obras de infraestrutura e os sistemas avançados de controle de acesso — demandarão aporte orçamentário adicional.
A execução do Plano de Integridade e Segurança do Acervo reafirma o compromisso do Arquivo Nacional com a proteção do patrimônio arquivístico federal. Mais do que medidas técnicas, trata-se de uma abordagem integrada que valoriza a memória coletiva, fortalece a governança institucional e assegura que as futuras gerações tenham acesso à documentação que testemunha a trajetória do país.
Nesse contexto, destaca-se que as informações relativas à execução do Plano de Integridade e Segurança do Acervo (PISA) foram apresentadas pela Coordenação-Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Governança (CGPLAN), por intermédio do Coordenador de Governança e Integridade, em 1º de abril de 2026.
A iniciativa contou com a participação de representantes e pontos focais da Diretoria de Gestão Interna, da Diretoria de Gestão de Documentos e da Diretoria de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo, com o objetivo de promover o alinhamento entre as áreas e ampliar a disseminação das ações no âmbito do plano. Aproximadamente 30 servidores participaram da atividade, durante a qual foram apresentados o andamento das ações e os próximos passos previstos.