Notícias
Arquivo Nacional publica ''Marcadores de Gênero, Raça e Regionalidade: Guia de Fundos''
O Arquivo Nacional tem a satisfação de oferecer à comunidade de usuários/as a publicação Marcadores de Gênero, Raça e Regionalidade: Guia de Fundos do Arquivo Nacional, 2025.
Este guia inovador atende o compromisso da instituição com a democratização do acesso à informação, o fortalecimento do direito à memória e a promoção da visibilidade de grupos historicamente marginalizados.
A iniciativa, voltada à preservação e à difusão de documentos, insere-se nas ações previstas no Planejamento Estratégico do Arquivo Nacional (2024-2027) e está alinhada ao Planejamento Estratégico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (2023-2027).
Construída por meio de autoria coletiva, a obra é resultado do esforço conjunto das equipes do Arquivo Nacional, que buscaram destacar a percepção de experiências marcadas por gênero, raça e regionalidade presentes nos fundos e em coleções que compõem o acervo da instituição.
O lançamento da publicação Marcadores de Gênero, Raça e Regionalidade: Guia de Fundos do Arquivo Nacional, 2025 ocorre em meio às comemorações de 187 anos do Arquivo Nacional, reafirmando o protagonismo da instituição na preservação da memória coletiva brasileira.
No dia 28/01, no miniauditório da unidade do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, integrantes do Grupo de Trabalho Executor da publicação estarão com a Chefa da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MGI, Daniela Gorayeb, para apresentar um relato sobre o processo de elaboração da obra (evento interno).
Para fazer dowload da publicação, clique aqui