Notícias
Arquivo Nacional participa da 23º Semana Nacional de Museus – 2025
O Arquivo Nacional participa da 23ª edição da Semana Nacional de Museus, iniciativa promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Este ano, o evento tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, propondo reflexões sobre o papel das instituições de memória em tempos de mudança.
Confira a programação especial do Arquivo Nacional:
14 de maio (quarta-feira)
Arquivo Faz Escola
Sessões às 10h e às 14h
Inscrições pelo e-mail: visitas@gestao.an.gov.br
Voltado para estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e jovens aprendizes, o Arquivo Faz Escola exibe o documentário Loucura Suburbana (2019), de Susane Worcman e Aída Marques, seguido de roda de conversa com especialistas. O filme aborda o bloco carnavalesco criado no Instituto Municipal Nise da Silveira, que transforma a rua em espaço de inclusão, expressão e liberdade.
16 de maio (sexta-feira)
Visita Cultural Mediada
Às 10h | Inscrições no local | Vagas limitadas (20 pessoas)
A visita percorre o conjunto arquitetônico histórico da sede do Arquivo Nacional, construído no século XIX para abrigar a Casa da Moeda do Brasil. Durante 1h30, o público conhecerá aspectos da arquitetura, da história do prédio e de momentos marcantes da história do Brasil. Em caso de mau tempo, a atividade poderá ser cancelada. A participação dá direito a certificado.
Lançamento da revista Acervo – volume 38, nº 1 (jan.-abr. 2025)
Mesa-redonda
Às 15h
Com o dossiê Arquivos, museus e bibliotecas como espaços de produção de conhecimento, o novo número da revista Acervo traz estudos sobre instituições de memória na América Latina e sua contribuição para a produção e difusão do saber científico e cultural.
Participam da mesa os autores:
-
João Alexandre Peschanski (Wiki Movimento Brasil) e Solange Ferraz de Lima (Museu Paulista), com o artigo Variedades sociotécnicas na produção colaborativa de conhecimento;
-
Javier Planas (Universidad Nacional de La Plata – Argentina), com La participación intelectual en la producción del saber de biblioteca en Argentina;
-
Mariana de Moraes Silveira (UFMG), com Arquivos e saberes de Estado: A reorganização dos acervos do Itamaraty (1903–1907).