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Arquivo Nacional e Dataprev iniciam levantamento para desenvolver Sigad dos órgãos federais
No mês de dezembro de 2024, a equipe da Diretoria de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional (AN) recebeu técnicos da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para dar início ao levantamento dos requisitos necessários para o desenvolvimento do primeiro módulo do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad) do Poder Executivo Federal.
O Sigad é uma ferramenta de software que gerencia o ciclo de vida de documentos arquivísticos, desde a sua produção até a destinação final. Consiste de um conjunto de procedimentos e operações técnicas característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado eletronicamente e aplicável em ambientes digitais ou em ambientes híbridos, isto é, em que existem documentos digitais e não digitais ao mesmo tempo.
No dia 27/12, uma reunião com a Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães; integrantes do AN e representantes da Dataprev se reuniram para avaliar o trabalho dos primeiros meses e avaliar o período de estruturação inicial do SIGA no Governo Federal. Foram definidas as bases fundamentais do Sistema, como as primeiras páginas de acesso, os requisitos mínimos e as entradas de dados essenciais. Com isso, obtivemos uma primeira visualização concreta do potencial do Sistema, que será dividido em módulos de Módulo Básico de Gestão; Módulo de Captura; Módulo de Pesquisa; Módulo de Trâmite; Módulo de Arquivo e suas Integrações, além dos Relatórios Gerenciais.
Uma das entregas incluídas no planejamento estratégico do AN para o período entre 2023 e 2027, o Sigad dos órgãos e entidades da administração pública federal integra o Programa de Aceleração do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - Acelera Siga.