Notícias
Arquivo Nacional e APERS orientam Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Fonte na recuperação de acervo
O Arquivo Nacional, por meio do Escritório Regional Sul, e o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) se mobilizaram para prestar orientação técnica quanto à secagem e à recuperação do acervo do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font afetado por evento climático no dia 23 de novembro.
A cidade de Erechim, na região norte do estado do Rio Grande do Sul, foi atingida por uma forte tempestade de granizo, provocando destelhamento em grande parte da cidade. Dentre os prédios impactados pelo sinistro, está o do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, no qual se encontram custodiados acervos históricos.
As orientações iniciais ocorreram de forma remota por meio do compartilhamento de protocolos formulados pelo Arquivo Nacional, Arquivo Público do RS e pelo Arquivo Geral da UFSM – Guia rápido para o resgate de acervos danificados por água – e tiveram como finalidade auxiliar os profissionais envolvidos nas ações emergenciais de salvamento da documentação.
Posteriormente, na última quarta-feira, 10 de dezembro, foi realizada visita técnica ao Arquivo Histórico Municipal da cidade de Erechim por equipe técnica do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. A instituição é responsável pela custódia de documentos permanentes do executivo municipal. Também salvaguarda uma hemeroteca, composta por jornais regionais; uma fototeca, composta por mais de sete mil imagens catalogadas; uma mapoteca que contém mapas e plantas relacionadas à cidade; um acervo de registro orais e audiovisuais; e outros doados por particulares, como aqueles recebidos das famílias Gardolinski, Castro, Muller, Illa Font.
Devido à forte tempestade, parte desse acervo foi molhado e precisou de interferência rápida para que fosse garantida a integridade física do suporte e o conteúdo informacional nele registrado. De forma eficiente, a equipe coordenada por Henrique Antônio Trizoto, chefe do Arquivo, e Wallace Augusto Soares, secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, tomou as medidas necessárias para a preservação da documentação.
Para a chefe do Escritório Regional Sul do AN, Flávia Conrado Rossato, “a parceria com o APERS na orientação do Arquivo Histórico de Erechim mostra o comprometimento das instituições em salvaguardar o patrimônio arquivístico e fortalece, ainda mais, a parceria interinstitucional que sempre foi muito profícua”. Para a diretora do APERS, Carla Segatto, “em momentos de emergência, estar presente, orientar tecnicamente e agir com rapidez é fundamental para reduzir perdas e proteger documentos históricos das comunidades – cada ação de salvamento é, acima de tudo, um cuidado com a memória pública”. Ambas as instituições se colocaram e permanecem à disposição para seguir auxiliando nas tarefas de recuperação, de reacodicionamento e de reorganização da documentação do Arquivo Histórico de Erechim.