Notícias
Arquivo Nacional apresenta entregas em mesa-redonda sobre patrimônio e arquivos
A diretora-geral do Arquivo Nacional, Monica Lima, participou na última terça-feira (1º/9) da mesa-redonda “Experiências e Práticas com os Arquivos”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, como parte da programação da Semana do Patrimônio, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o CCBB. O debate contou também com a presença de Raphael Bahia do Carmo, diretor do Centro de Documentação do Patrimônio (CDP/DAFE/IPHAN).
Em sua fala, Monica Lima destacou o papel do Arquivo Nacional na preservação do patrimônio documental do Estado brasileiro e da sociedade civil, ressaltando que a instituição “não guarda apenas o passado, mas projeta o futuro ao garantir que as próximas gerações possam acessar, compreender e reconstituir sua história”.
Entre as principais ações recentes, foram apresentadas: a criação de três novas unidades regionais em Manaus (AM), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS); a publicação da Portaria nº 225/2025, que regulamenta a doação de arquivos privados e comunitários; a modernização da política nacional de arquivos, com o Decreto nº 12.599/2025; e o fortalecimento da atuação internacional da instituição em redes e parcerias bilaterais.
O evento integra uma série de ações culturais e educativas que acontecem em agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural (17/8), reunindo debates, minicursos, exibições de documentários, oficinas e visitas técnicas.