Notícias
Arquivo em Cartaz celebra 10 anos com edição especial dedicada às memórias da Terra
O Arquivo Nacional realiza, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, a 10ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo (AEC), consolidando-se como um espaço de reflexão, educação e difusão da memória audiovisual no Brasil. Com o tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências”, o festival propõe reflexões sobre as relações da humanidade com o planeta, abordando transformações ambientais, impactos sobre biomas, fauna e flora, e destacando o papel de comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas e ativistas ambientais.
Para celebrar os 10 anos de existência, o festival acontece em formato especial, dividido em duas etapas. A primeira fase, iniciada em janeiro de 2025, promoveu dez eventos presenciais com exibições de filmes e debates em diferentes regiões do Brasil, além de uma mostra exibida em canais de televisão (EBC/TV Brasil), plataformas de streaming e emissoras retransmissoras. A segunda fase, programada para ocorrer entre os dias 20 e 24 de outubro no Arquivo Nacional, contará com oficinas técnicas, atividades educacionais e culturais, e marcará o retorno da Mostra Competitiva, exibindo produções recentes realizadas com o uso de documentos de arquivo.
Programação completa no Rio de Janeiro:
- 20/10
16h: Abertura do Arquivo em Cartaz
16h30: Mesa sobre preservação audiovisual “Guardando Memórias da Terra” + Homenagem à Fátima Taranto
18h30: Cine Auditório – Paraíso, de Ana Rieper (75 min, Brasil, 2024) - 21/10
10h: Encontro de Pesquisadores
14h: Mostra Lanterninha Mágica
16h: Com a palavra, o usuário
18h30: Cine Auditório – Baile Soul, de Cavi Borges (75 min, Brasil, 2023) - 22/10
10h: Arquivo faz Escola
15h: Oficina de Escuta ao Acervo
18h30: Cine Auditório – Pele de vidro, de Denise Zmekhol (80 min, Brasil, 2023) - 23/10
10h e 14h: Oficina Película Viva
10h e 14h: Mostras Arquivos do Amanhã e Lanterna Mágica
18h30: Cine Auditório – Mãos à Terra, de Sergio Guidoux (80 min, Brasil, 2025) - 24/10
17h: Cerimônia de encerramento e premiação
18h30: Atividade cultural no Cine Pátio
Além das exibições, o festival contará com:
- Mostra Competitiva (16 a 23/10) no Rio de Janeiro (MAM), Niterói (Cine Arte UFF) e Brasília (SESILab), com filmes que utilizam ao menos 30% de material de arquivo;
- Revista Arquivo em Cartaz, com artigos sobre racismo ambiental, sustentabilidade no audiovisual, preservação digital, cinema e educação infantil;
- CAVE do Arquivo Nacional, com o circuito educativo Objetos que insistem em falar, reunindo equipamentos audiovisuais históricos e destacando o compromisso do Arquivo Nacional com a preservação da memória cinematográfica brasileira.
O 10º Arquivo em Cartaz convida o público a participar ativamente das atividades, engajar-se nas discussões e contribuir com experiências e saberes, honrando as memórias de todos os seres que habitam nosso planeta e construindo um futuro mais sustentável e consciente.