Notícias
Arquivo Nacional promove o workshop Ética e Justiça nas Humanidades Digitais
O workshop Ética e Justiça nas Humanidades Digitais, realizado pelo Arquivo Nacional nos dias 22 e 23 de maio, reuniu participantes de diversas instituições para discutir sobre os desafios e responsabilidades no uso, descrição e difusão de informações históricas, além de buscar maneiras de comunicar a origem das informações atualmente disponíveis em bancos de dados de acesso público.
A diretora-geral do Arquivo Nacional, Mônica Lima, abriu o workshop reforçando o papel do Arquivo Nacional como articulador dessa discussão. Em seguida, a historiadora do Projeto Passados Presentes e da Universidade de Pittsburgh, Keila Grinberg, fez uma exposição sobre a importância de pensar nas questões éticas que envolvem a disponibilização de dados históricos.
Além do Arquivo Nacional, o evento foi organizado pelo Projeto Passados Presentes: Memória da Escravidão no Brasil; Center for Latin American Studies; World Historical Gazetteer e ARKA. O objetivo do workshop é a constituição de um grupo de trabalho para propor diretrizes para a indicação da origem de documentos em grandes bancos de dados já existentes, além de propor boas práticas na constituição de bancos de dados futuros.
