Sustentabilidade
Há algumas décadas acompanhamos um crescimento da importância da temática ambiental. Entre essas ações estão resíduos, emissão de fazes, efeitos das mudanças climáticas, práticas sustentáveis, os objetivos de desenvolvimento sustentável. E o Arquivo Nacional não poderia ficar de fora e atualmente conta com um Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), aprovado pela Portaria SSC/MGI Nº 8.473/2024.
O Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) é um instrumento estratégico que visa promover a sustentabilidade no Serviço Público Federal, abordando aspectos como o consumo de recursos naturais, a gestão de resíduos, a eficiência energética e a adoção de tecnologias sustentáveis. A importância do PLS reside em sua capacidade de orientar as ações das instituições públicas federais em prol da sustentabilidade, contribuindo para a redução do impacto ambiental, a mitigação das mudanças climáticas e a melhoria da qualidade de vida da população.
A implementação do PLS foi tornada obrigatória pelo Acórdão nº 2.743/2015 do Tribunal de Contas da União (TCU), que estabeleceu diretrizes para a elaboração e implementação do plano pelas instituições públicas federais, sendo reforçado pelo Acórdão nº 3.254/2021. Com isso, o PLS se tornou um instrumento fundamental para a gestão pública sustentável, permitindo que as instituições públicas federais contribuam de forma efetiva para a construção de um futuro mais sustentável e para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil em relação às mudanças climáticas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Plano Diretor de Logística Sustentável 2024-2025
Plano Geral de Resíduos Sólidos da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal
Notícias