Notícias
Seis equipes brasileiras estão entre os finalistas do Nasa Space Apps 2025
Imagem de Divulgação: AEB.
O site oficial do Nasa Space Apps Challenge anunciou a lista dos 45 projetos globais finalistas do desafio. Dentre eles, estão seis equipes brasileiras, de diferentes localidades.
Considerado o maior hackthon do mundo, a edição de 2025 do Space Apps Challenge contou com um total de 114.094 participantes e 18.860 equipes em 167 países, os times brasileiros estão entre os 45 melhores do mundo (Top 0,24%). O resultado consolida a tradição de excelência do Brasil na competição, o que coloca novamente o país no mapa global aeroespacial.
Realizado anualmente, a competição busca resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço, com os dados gratuitos e abertos das 12 Agências Espaciais parcerias, incluindo dados do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
O anúncio dos vencedores está previsto para o dia 18 de dezembro de 2025.
Conheça as equipes finalistas brasileiras
Equipe: A.T.L.A.S.
Localidade: Campinas, São Paulo
Membros da equipe: Pietro Grazzioli Golfeto, Gustavo Ferreira Gitzel, Gabriel Freitas Pinheiro, Antônio Hideto Borges Kotsubo, Guilherme Leite Bruzão, Lucas Gabriel Monteiro da Costa
Qual foi o projeto desenvolvido: Produzir uma animação didática utilizando dados reais dos instrumentos do satélite Terra para narrar visualmente a evolução da ciência climática nos últimos 25 anos, destacando impactos ambientais tangíveis, desde os incêndios de 2004 na Amazônia até a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul.
Em qual desafio o projeto se encaixa: Animation Celebration of Terra Data!
Equipe: naiπ
Localidade: Recife, Pernambuco
Membros da equipe: André Lucas Medeiros Macêdo, Rodrigo Andrade Cavalcante Muniz, Brenno Franca Malafaia Barboza De Castro, Gustavo Henrique Dornelas Barbosa Papini
Qual foi o projeto desenvolvido: Desenvolver um painel interativo (dashboard) alimentado por inteligência artificial e grafos de conhecimento que processa e resume publicações técnicas de biociência da NASA, facilitando a visualização de conexões entre diferentes experimentos biológicos espaciais.
Em qual desafio o projeto se encaixa: Build a Space Biology Knowledge Engine
Equipe: PureFlow
Localidade: Aracaju, Sergipe
Membros da equipe: Esthefany Muniz Chagas, Thayane Gisele Dominga Dos Santos, Lara Diniz Santana, Laiza Leal de Souza, João Felipe Silva Freitas, Pedro Lucas Henrique Neves
Qual foi o projeto desenvolvido: Projetar a arquitetura interna de um habitat espacial focado na saúde mental e física da tripulação, integrando áreas funcionais de trabalho com zonas de convivência que mitigam o estresse do confinamento em missões de longa duração.
Em qual desafio o projeto se encaixa: Your Home in Space: The Habitat Layout Creator
Equipe: Stellar Narrators
Localidade: Santo André, São Paulo
Membros da equipe: Ísis Tavares Barbiere, Kely de Souza Santana, Larissa Dantas da Cruz, Evellyn dos Santos Furtado, Munique Alves Pacheco Feitoza
Qual foi o projeto desenvolvido: Criar um livro digital ilustrado voltado para o público infantil que traduz conceitos complexos de heliofísica, explicando como fenômenos do clima espacial afetam tecnologias cotidianas e profissionais na Terra, como agricultores e pilotos.
Em qual desafio o projeto se encaixa: Stellar Stories: Space Weather Through the Eyes of Earthlings
Equipe: The new Saraquatys
Localidade: Campinas, São Paulo
Membros da equipe: Lucas César Varani Francisco, Luiz Henrique Aguiar de Lima Alves, Larissa Gomes de Stefano Escaliante, Lucas Francisco Salman de Oliveira, Alexandre Torres Okita, Matheus Silva de Deus
Qual foi o projeto desenvolvido: Elaborar uma experiência audiovisual artística que sincroniza imagens de alta resolução do Telescópio Espacial James Webb com uma composição musical original, utilizando a arte para comunicar a magnitude das descobertas astronômicas.
Em qual desafio o projeto se encaixa: Embiggen Your Eyes!
Equipe: Titan
Localidade: Uberlândia, Minas Gerais
Membros da equipe: Camilo de Lellis Barreto Junior, Alan Gabriel Alonso Fernandez, Samuel santos de Souza, Raul Fernandes Silva Melo, João Paulo Ferreira de Miranda, Luiz Fellipe Nunes
Qual foi o projeto desenvolvido: Construir uma aplicação de Realidade Virtual (VR) que visualiza dados ambientais da NASA em 3D, permitindo ao usuário "mergulhar" desde as profundezas dos oceanos até a atmosfera para compreender intuitivamente os sistemas terrestres interconectados.
Em qual desafio o projeto se encaixa: Deep Dive: Immersive Data Stories from Ocean to Sky
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.