Notícias
Brasil fortalece cooperação com a Índia em missão multissetorial liderada pelo MDIC
Reunião com o ministro da Defesa Indiano, Rajnath Singh. Crédito: Virendra Singh
O Brasil iniciou, nesta quarta-feira (15), uma missão oficial à República da Índia com o objetivo de ampliar o comércio, os investimentos e a cooperação em setores estratégicos como defesa, transição energética, transformação digital e tecnologia espacial.
A missão ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, em Nova Délhi, e é liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O grupo dá continuidade às diretrizes estabelecidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, durante visita de Estado realizada em julho deste ano.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) integra a delegação brasileira, representada pelo seu presidente, Marco Antonio Chamon. A presença da AEB reforça o interesse do Brasil em fortalecer o intercâmbio científico, tecnológico e industrial com a Índia, país que tem expandido significativamente sua capacidade em lançamentos orbitais e no desenvolvimento de satélites.
A missão multissetorial também conta com representantes dos ministérios da Defesa, Saúde, Relações Exteriores, Agricultura, Minas e Energia e Ciência, Tecnologia e Inovação, além de instituições como a ApexBrasil, Fiocruz, Anvisa e Petrobras.
O vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, coordena as atividades da delegação. “Estou indo à Índia com o espírito de abrir mercados e aumentar o comércio. Nós podemos ter muita complementaridade econômica e investimentos recíprocos”, disse Alckmin. “Vamos também preparar a visita do presidente Lula à Índia, prevista para fevereiro do ano que vem”, completou.
Entre os compromissos da agenda estão reuniões com ministros e autoridades indianas das áreas de comércio, defesa, energia e tecnologia. Também está prevista a realização do Diálogo Empresarial Brasil-Índia, fórum que reúne lideranças empresariais e governamentais para discutir oportunidades de negócios, investimentos e inovação.
Em 2025, Brasil e Índia celebram 77 anos de relações diplomáticas. A parceria entre os dois países se desenvolve em cinco eixos estratégicos: defesa e segurança; segurança alimentar e nutricional; transição energética e mudança do clima; transformação digital e tecnologias emergentes; e parcerias industriais em áreas estratégicas.
*Com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.