Notícias
Brasil destaca uso de tecnologias espaciais em Roma durante reunião da IILA
IV Reunião das Agências Espaciais dos Países-Membros da IILA
A Agência Espacial Brasileira (AEB) integrou a programação do IV Encontro das Agências Espaciais dos Países-Membros da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), realizado entre os dias 3 e 6 de junho, em Roma, na Itália. Organizado em colaboração com a Agência Espacial Italiana (ASI), o evento promoveu a cooperação internacional no uso de tecnologias espaciais voltadas ao desenvolvimento sustentável na América Latina.
No Painel I, intitulado Aplicações espaciais e sustentabilidade meioambiental, o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi, apresentou os avanços do Brasil no uso de dados de sensoriamento remoto para monitoramento ambiental. Ele destacou iniciativas como o PRODES, o DETER e as plataformas integradas de queimadas e alertas, que fortalecem o combate ao desmatamento e a gestão de riscos ambientais em biomas estratégicos como a Amazônia Legal.
Já no Painel III, dedicado ao tema Como os dados e aplicações espaciais podem melhorar a produção sustentável de alimentos na Terra, o assessor técnico de cooperação internacional da AEB, Alan Veloso, compartilhou os resultados obtidos a partir do programa CBERS de satélites de observação da Terra. As imagens captadas têm apoiado políticas públicas como o Plano ABC de agricultura de baixo carbono. Veloso também apresentou a Rede Space Farming Brazil, uma iniciativa conjunta da AEB e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que investiga soluções agrícolas com potencial de aplicação tanto na sustentabilidade terrestre quanto em missões espaciais de longa duração.
O diretor Rodrigo Leonardi ressaltou que o IV Encontro consolidou-se como um espaço estratégico para fortalecer a interação entre os países latino-americanos membros do IILA — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Segundo ele, a presença da AEB no evento também foi uma oportunidade para ampliar diálogos com os italianos.
“A AEB aproveitou a ocasião para dialogar com representantes do setor espacial italiano e promover a visão de futuro do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que busca posicionar o setor espacial brasileiro como liderança na região da América do Sul”, destacou Leonardi.
Com o tema Cooperando para implementar ações concretas e enfrentar desafios comuns, o encontro reafirmou o compromisso da IILA e da ASI em consolidar a colaboração entre agências espaciais da América Latina, Caribe e Itália. A programação abordou quatro áreas estratégicas: Meio Ambiente, Saúde, Pesquisa e Inovação e Capacitação.
O evento de 2025 marca mais uma etapa relevante no fortalecimento dos laços entre países latino-americanos e a Itália na promoção do uso pacífico e colaborativo do espaço. As edições anteriores aconteceram na Itália (2022), no Brasil (2023) e no Chile (2024), consolidando a continuidade do diálogo internacional para enfrentar desafios globais com base na ciência e na tecnologia espacial.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
