Notícias
AQUECIMENTO GLOBAL É DISCUTIDO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
“Mudanças Climáticas” foi o tema da segunda palestra oferecida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) aos visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no Café Científico, montado na SNCT e ministrado pelo meteorologista e pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilvan Sampaio.
Sampaio inciou a palestra explicando o efeito estufa. Segundo ele, os gases que formam a atmosfera são essenciais para manter a temperatura do globo terrestre. No entanto, quando há mais gases do que o necessário, eles absorvem o calor aumentando, assim, a temperatura do planeta. As consequências disso vão do aumento do nível do mar às catástrofes ambientais que presenciamos recentemente.
A industrialização, as queimadas e o desmatamento são alguns dos principais motivos do aquecimento global. Enquanto o Hemisfério Norte – principalmente os Estados Unidos, a China e o Japão – são os maiores responsáveis pelo lançamento de gás carbônico (CO2) na atmosfera advindo da industrialização, o Brasil foi na década de 1990 quem mais desmatou. Ainda nos dias de hoje, o país figura entre os que mais desmatam e queimam no mundo. Segundo Sampaio, a cada hora, quatro milhões de CO2 são emitidos e três espécies da fauna ou da flora são extintas em todo o planeta.
Mas há solução para a problemática? O pesquisador explica que os danos causados à Terra não podem ser revertidos. No entanto, ao plantar mais árvores; cultivar áreas verdes; preservar os rios, lagos e oceanos; consumir conscientemente; comer menos carne e usar menos combustíveis poluidores, a população pode fazer com que os danos causados ao planeta sejam menores. A temperatura da Terra já aumentou um grau Celsius . Se nada for feito, em cem anos, a população terá que viver em um planeta quatro graus mais quente, com catástrofes ambientais terríveis e com poucas espécies animais e vegetais.