Notícias
AEB realiza seminário de intercâmbio das agências espaciais do BRICS
Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon; e Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi, no Seminário de Integração das Agências Espaciais do BRICS.
Nesta quarta (3), foi realizado de maneira híbrida na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), o seminário “Intercâmbio das Agências Espaciais do BRICS sobre as Diretrizes de Sustentabilidade de Longo Prazo do UN COPUOS”.
O encontro reuniu o corpo de especialistas das agências espaciais dos países membros do BRICS para compartilhar experiências e perspectivas sobre a implementação das Diretrizes para a Sustentabilidade de Longo Prazo das Atividades Espaciais (LTS) definidas pelo Comitê das Nações Unidas para os Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS).
Com o objetivo de contribuir para a redução das assimetrias intragrupo em capacidades espaciais, o seminário também promove o compartilhamento de informações, o fortalecimento de capacidades e a disseminação de boas práticas voltadas ao uso pacífico e sustentável do espaço exterior.
Durante a abertura, o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, enfatizou a importância das Diretrizes para a cooperação no BRICS. Além disso, destacou ambos os pilares que regem a presidência Pro Tempore do Brasil no BRICS: reduzir as assimetrias tecnológicas entre nossos membros e promover a sustentabilidade espacial e terrestre.
Representantes das agências espaciais da China (CNSA), da Rússia (ROSCOSMOS), da Índia (ISRO), da África do Sul (SANSA), do Egito (EgSA) e dos Emirados Árabes Unidos (UAE Space Agency) abordaram suas iniciativas que permeiam temas como a remoção de debris espaciais; clima espacial; desenvolvimento de capacidades; e políticas e marcos regulatórios.
Além disso, o Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi, realizou uma apresentação com base na Guideline C.4 “Aumentar a conscientização sobre atividades espaciais”. A diretriz relaciona-se a duas oportunidades que o Brasil teve nesse último ano: a de hospedar a COP 30 em Belém–PA, e conduzir a iniciativa da Constelação de Satélites de Sensores Remotos do BRICS, acordo assinado em 2021.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
