Notícias
AEB marca presença no lançamento do Projeto Constelação Potiguar
Na foto: a Coordenadora da URRN, Adriana Corrêa; o Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi; e o Diretor-Presidente do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Olavo Bueno
Nos dias 29 e 30 de maio, o Diretor de gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi, e a Coordenadora da Unidade Regional de Natal da Agência Espacial Brasileira (AEB), Adriana Corrêa, estiveram no I Workshop da Constelação Potiguar, realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
Organizado pelo Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX RN), a programação contou com palestras de especialistas sobre temas como inovação colaborativa, conexões entre tecnologia e sociedade, fortalecimento de ecossistemas espaciais, implantação de clusters e sistemas de lançamento. As discussões reforçaram a importância da articulação entre diferentes setores para impulsionar o desenvolvimento regional e nacional.
Na oportunidade, o Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi, ministrou palestra intitulada “Tecnologia, Sociedade e Territórios: Conexões Constelares”, que abordou aspectos relevantes da Política Espacial Brasileira. Os participantes também puderam conhecer as instalações do Centro Vocacional Tecnológico Espacial “Augusto Severo” (CVT-E), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Museu do Trampolim na Base Aérea de Natal, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), do PAX RN e do Instituto Santos Dumont (ISD).
“O Workshop foi de excelência, no primeiro dia tivemos palestras enriquecedoras e um espaço excelente para debate e discussões sobre o tema. No segundo dia os participantes tiveram a oportunidade de conhecer importantes instalações no Rio Grande do Norte que colaboram ou já colaboraram para o Programa Espacial Brasileiro”, informou a Coordenadora da Unidade Regional do Rio Grande do Norte, Adriana Corrêa.
Na oportunidade, foi realizado o lançamento do Projeto Constelação Potiguar, apresentada por sua equipe de desenvolvimento. O projeto prevê o desenvolvimento e construção de doze nanossatélites, pequenos satélites artificiais, que terão um importante papel de monitoramento em diversas áreas, como medição do nível dos açudes, o acompanhamento da área costeira, observação de cardumes no oceano, efeitos ambientais e segurança pública.
A iniciativa, submetida ao Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSame), está em análise e objetiva o monitoramento ambiental para mitigação de desastres naturais e ações da defesa civil; a coleta de dados climáticos e oceânicos para apoio a setores estratégicos como a pesca, agropecuária, recursos hídricos e indústria; e a formação de mão de obra qualificada e incentivo ao surgimento de startups de base tecnológica.
O I Workshop foi um momento de articulação estratégica, diálogo e construção de novas parcerias para consolidar Rio Grande do Norte como um dos estados brasileiros na vanguarda da inovação aeroespacial. Estiveram presentes representantes da Alada, da PAX-RN, Instituto Santos Dumont (ISD), INPE, IFRN, UFRN, UERN, UFERSA, BNDES, FIERN, SEBRAE, SELDOR Capital, Defesa Civil, FIERN, OAB-RN, EMPAR, BNB, FINEP, FAPERN, BANT, CLBI e a 7° Brigada de Infantaria do Exército Brasileiro.
Saiba mais sobre o Projeto:
Rio Grande do Norte Inicia Projeto Inovador de Nanossatélites
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

