Notícias
AEB marca presença em solenidade de posse do Diretor do INPE
Diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi, na cerimônia de posse do novo Diretor do INPE. Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
Nesta quinta (11), o Diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi, esteve na cerimônia de posse do novo Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o tecnologista sênior Antônio Miguel Vieira Monteiro.
A cerimônia ocorreu na unidade do INPE em Cachoeira Paulista–SP e contou com a presença da Ministra do MCTI, Luciana Santos, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI, Inácio Arruda, do Diretor do INPE, Antônio Miguel Vieira Monteiro e do prefeito de Cachoeira Paulista, Breno Anaya.
Funcionário de carreira, com trajetória reconhecida nas áreas de sistemas socioambientais, computação aplicada e observação da Terra, Monteiro foi selecionado após processo conduzido pela Comissão de Busca do MCTI. O titular ressaltou que o novo ciclo de gestão busca reposicionar o instituto no lugar de destaque que sempre ocupou.
“Nosso compromisso é recuperar o protagonismo histórico do Inpe e de unidades essenciais como o CPTEC [Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos]. Essa reconstrução institucional é fundamental para que sigamos como referência em clima, meteorologia e monitoramento ambiental”, afirmou Monteiro.
“Em nome de todos os servidores da Agência Espacial Brasileira, parabenizo o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Miguel Monteiro, pela sua nomeação e desejo pleno êxito na condução da gestão do instituto. Reitero que a AEB estará sempre à disposição para, juntamente com o INPE e o MCTI, envidar todos os esforços necessários para assegurar o sucesso dos projetos do Programa Nacional de Atividades Espaciais, em execução ou em planejamento, no instituto, para que se transformem em entregas concretas à sociedade brasileira”, afirmou o diretor da AEB, Rodrigo Leonardi, na ocasião.
A Ministra reconheceu o novo diretor como profundo conhecedor do INPE, característica fundamental para este ciclo decisivo de inovação. “Tenho a plena confiança de que, sob sua liderança, o Instituto seguirá sendo referência mundial e continuará entregando ao Brasil conhecimento estratégico, dados confiáveis e tecnologia a serviço do interesse público”, destacou Luciana.
Inauguração do supercomputador Jaci
Na oportunidade, a AEB prestigiou a inauguração do supercomputador Jaci, novo sistema de alto desempenho que representa um avanço estratégico para a ciência brasileira.
Batizado por votação popular, Jaci inaugura um ciclo de supercomputação científica no País. O sistema substituirá o supercomputador Tupã e ampliará significativamente a capacidade nacional de produzir previsões meteorológicas mais rápidas e detalhadas, aperfeiçoar a modelagem climática e fortalecer o monitoramento ambiental, incluindo o apoio aos alertas de desastres naturais.
Para a ministra Luciana Santos, a chegada do Jaci reforça o papel estratégico do INPE na produção de conhecimento científico essencial para o País. “Estamos falando do sistema de previsão do tempo e clima mais avançado já instalado no Brasil, fruto de um investimento de R$ 30 milhões do MCTI via Finep que abre caminho para a modernização completa do centro de dados do instituto, um projeto de cerca de R$ 200 milhões que incluirá novos supercomputadores, infraestrutura elétrica renovada, refrigeração eficiente e uma usina fotovoltaica. É ciência de ponta, soberania tecnológica e capacidade real de salvar vidas”, afirmou.
O supercomputador é o primeiro grande marco do Projeto Risc (Renovação da Infraestrutura de Supercomputação), que modernizará até 2028 o Centro de Dados Científicos da instituição. A iniciativa prevê a instalação de novos sistemas de processamento, a expansão da infraestrutura elétrica e a implementação de uma usina fotovoltaica, garantindo eficiência energética e sustentabilidade ao parque computacional.
Durante a cerimônia, o diretor do INPE, Antônio Miguel Vieira Monteiro, destacou que a inauguração do supercomputador Jaci marca um avanço institucional construído de forma coletiva ao longo das últimas décadas. Ele ressaltou que o projeto reforça a missão do instituto como parte estratégica do Estado brasileiro alinhada à nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O Jaci simboliza uma jornada coletiva que reafirma o papel do Inpe na produção de ciência estratégica para o País. Quando colocamos o instituto e sua missão no centro das decisões, somos insuperáveis. Este novo ciclo, apoiado pelo MCTI, fortalece nossa soberania científica e nos prepara para enfrentar desafios ainda maiores”, afirmou Monteiro.
Com maior capacidade de processamento, o Jaci permitirá a operação plena do Monan, novo modelo brasileiro de previsão climática e oceânica, projetado para representar com maior precisão as condições ambientais da América do Sul — um salto fundamental para estudos de clima, impactos ambientais, agricultura, defesa civil e planejamento territorial.
Com informações do MCTI
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

