Planejamento Estratégico da Suframa
Apresentado oficialmente no dia 26 de outubro de 2022, aos membros do Conselho de Administração da Suframa (CAS), por meio de videoconferência, o novo Plano Estratégico da Autarquia (com horizonte até 2025) tem grande relevância para a Suframa, uma vez que o último plano estratégico institucional datava do ano de 2010. CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O CONTEÚDO DO DOCUMENTO.
A elaboração do documento está alinhada ao Plano Plurianual 2020-2023 (Lei nº 13.971, de 27 de dezembro de 2019), que estabelece o planejamento como forma de fortalecimento da governança pública, ao Programa TransformaGov (Decreto nº 10.382/2020) e à Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ENDES), tendo como referência, ainda, a Instrução Normativa Seges/ME número 24/2022 e o Guia Técnico de Gestão Estratégica. As diretrizes para a gestão estratégica da Suframa já haviam sido aprovadas pela Resolução CAS número 76, de 24 de fevereiro de 2022.
Constam no novo plano estratégico da Suframa as atualizações na cadeia de valor da instituição, na identidade estratégica (que inclui a missão, visão de futuro, valores e mapa estratégico) e nos objetivos estratégicos, ações estratégicas, indicadores e respectivas metas. A missão atualizada da Autarquia é “promover o desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação” e sua nova visão de futuro é “ser referência na indução do desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação”. Os valores institucionais atualizados incluem a transparência, integridade e probidade, postura inovadora, legalidade, excelência na prestação de serviços e foco em resultado.
O documento lista, ainda, seis objetivos estratégicos para a Autarquia ao longo dos próximos três anos: estimular novos investimentos na sua área de atuação; estimular as exportações dos produtos e serviços originários da sua área de atuação; estimular a transformação da região em relevante polo de economia verde e digital; melhorar o ambiente de negócios em sua área de atuação; fortalecer a capacidade da Suframa de monitorar e avaliar os resultados na sua área de atuação; e promover soluções inovadoras para a modernização da gestão da autarquia, visando à constante melhoria do desempenho institucional.
A elaboração do plano foi um processo participativo que envolveu várias unidades e níveis de gestão, elaboração de oficinas e aprovação pelo Comitê Estratégico de Governança da Autarquia.
O desafio do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para os próximos anos é intensificar o adensamento das cadeias produtivas; buscar a internacionalização da indústria local e irradiar os efeitos positivos em toda sua área de abrangência.