Feira Internacional da Amazônia - FIAM

Publicado em 15/09/2015 16h29 Atualizado em 08/06/2020 12h50

FIAM Logo

Realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com apoio do antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - atual Ministério da Economia -, a Feira Internacional da Amazônia (FIAM) é considerada o principal evento promovido pelo governo brasileiro na região Norte destinado à divulgação e à valorização de produtos e serviços amazônicos. 

Reconhecida como um dos maiores eventos multissetoriais da região, a FIAM - cuja primeira edição ocorreu em 2002 - foi inserida no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma publicação do governo federal que abrange eventos com reconhecida excelência em realização, qualificação e confiabilidade no País.

O evento bienal ocorre, em média, por 4 (quatro) dias consecutivos e nas 8 (oito) edições realizadas recebeu um público de cerca de 80.000 (oitenta mil) visitantes - entre estrangeiros e brasileiros - composto por empresários, cientistas e chefes de estados de diversos países.

O objetivo do evento é o intercâmbio cultural, a atração de investimentos e a promoção das potencialidades regionais da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Raraima e Tocantins), dos centros de pesquisas dessa região e da indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM). Paralelo a isto, a fim de se efetivar negócios e esclarecer temas de relevância da Amazônia aos participantes, são promovidas rodadas de negócios com vendas de produtos e serviços turísticos, bem como são realizados seminários e visitas técnicas às empresas fabris e centros de pesquisas.

A  última edição do evento, em 2015, contou com 70 mil visitantes,15 seminários - com 2.157 participantes -, 382 expositores e um total de negócios efetivados no valor de R$ 64.608.829,91 o que correspondeu, na época, a US$ 17.002.323,60 (com 77 ofertantes para 21 demandantes de vários países durante a rodada de negócios).