Avisos
Adequação à Lei Eleitoral Em atendimento à Lei Eleitoral 9.504/1997 e às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) para todos os órgãos da administração pública federal, a Suframa vai restringir temporariamente o acesso ao site e às redes sociais da Autarquia durante o período de "defeso eleitoral", de 2 de julho a 30 de outubro (caso haja segundo turno). Dessa forma, os perfis e as páginas atuais da Suframa nas redes ficarão suspensos. Assim, os conteúdos não ficarão acessíveis aos seguidores até outubro. A ação é preventiva, para evitar o risco de que as publicações das atividades da Autarquia possam ser confundidas com campanha eleitoral. Tal medida já foi adotada em eleições anteriores, como as de 2018. |
Manutenção no CASUF - Adequações à nova resolução CAS nº 64/2021 Informamos que no período de 13 a 20 de junho, o Sistema de Cadastro da Suframa – CADSUF, poderá passar por indisponibilidade de alguns serviços cadastrais em decorrência da atualização de seus normativos. A partir de 17 de junho de 2022 entrará em vigor a nova Resolução de Cadastro n.º 64, de 21 de outubro de 2021, com alteração prevista na Resolução nº 93, de 28 de abril de 2022. Dentre as principais mudanças destacamos: Dispensa de apresentação dos documentos para inscrição cadastral: Cartão CNPJ, Inscrição Estadual, Certidão de Débitos ou Positiva com efeito de negativa Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, comprovante de Cadastro de Pessoas Físicas e Certidão de Regularidade do Empregador – FGTS. Os referidos documentos serão consultados pela Unidade Cadastradora; Apresentação de instrumentos de mandato, público ou particular para Credenciamento de Preposto e Consultor ou contrato de prestação de serviços ou instrumento equivalente para empresas de Auditoria Independente; Dispensa de apresentação dos documentos para empresas de Auditoria Independente: Cartão CNPJ, Certidão de Débitos ou Positiva com efeito de negativa Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União e Certidão de Regularidade do Empregador – FGTS; Credenciamento de transportador não será mais necessário, tendo em vista que não há mais previsão no Convênio ICMS n.º 134/2019. Sugerimos a leitura da Resolução n.º 64/2021 disponível no link: https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes Caso persistam as dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Cadastro pelo e-mail: cocad@suframa.gov.br ou pelo Telefone: (92) 2020-1603. |
A Suframa disponibilizou novos números para atendimento ao público externo, usuários dos serviços de cadastro e ingresso de mercadorias nacionais e estrangeiras, como segue: Superintendência Adjunta de Operações (SAO): 92 2020-1601; Em 11/05/2022 |
Sistemas indisponíveis Comunicamos que, por motivos de melhorias no parque computacional, todos os sistemas da Suframa ficarão indisponíveis a partir das 7h do dia 01/05/2022 (domingo), com previsão de retorno para as 20h do mesmo dia. A Autarquia lamenta eventuais transtornos e informa que esta ação tem o objetivo de aprimorar processos e sistemas internos para melhor servir à sociedade. Em 26/04/2022 |
Sanitização Comunicamos que não haverá atendimento para fiscalização de mercadorias (vistoria física) nos dias 14 e 15 de abril, na Central de Fiscalização Rodoviária (CFR) - posto de vistoria da Suframa em Manaus -, em função de feriado e de serviços de sanitização que serão realizados a partir das 8h. Em 11/04/2022 |
Manutenção Programada A Suframa informa a todas as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e áreas incentivadas que, devido à melhoria no seu parque computacional, todos os sistemas desta Autarquia ficarão indisponíveis no dia 8 de maio de 2022 (domingo), a partir das 7h. A previsão é de que o serviço seja concluído no mesmo dia, com retorno dos sistemas previsto para ocorrer às 21h. Agradecemos a compreensão e ficamos à disposição para dar o suporte que se fizer necessário. Em 04/04/2022 |
Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional Em 31/03/2022 |
Prorrogação de Prazo Devido à manutenção nos sistemas de Indicadores da Suframa, informamos às empresas com obrigatoriedade de envio de informações para compor este material que o prazo para encaminhamento dos dados referentes ao mês de janeiro de 2022 foi prorrogado até o dia 15 de março deste ano. Em 04/03/2022 |
Indicadores A Suframa informa que o prazo para envio das informações das empresas ao Sistema de Indicadores da Autarquia referentes ao mês de janeiro de 2022 está excepcionalmente prorrogado até o dia 07 de março deste ano. Em 25/02/2022 |
Manutenção A Suframa informa a todas as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e áreas incentivadas que, por motivos de melhorias no seu parque computacional, todos os sistemas da Autarquia ficarão indisponíveis a partir do dia 26 de fevereiro de 2022, com previsão de retorno em 1º de março. Em 22/02/2022 |
Vistoria A Suframa informa que, a partir desta segunda-feira (20), a vistoria de mercadorias no posto da Central de Fiscalização Rodoviária (CRF) em Manaus funcionará até às 18h. A Autarquia informa ainda que nos dia 24 e 31 de dezembro (vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente), o posto de fiscalização não funcionará no período da tarde. Agradecemos a compreensão. Em 20/12/2021 |
Protocolo A Suframa informa que documentos gravados em mídia CD serão aceitos pelo setor de protocolos da Autarquia até o dia 31 de dezembro de 2021. A partir do mês de janeiro de 2022, os usuários externos deverão utilizar a ferramenta de Peticionamento Eletrônico, disponível pelo link (https://www.gov.br/suframa/pt-br/sistemas/sei), para apresentar documentação a ser protocolada junto à Suframa. Em 23/11/2021 |
Vistoria Diante da publicação no Diário Oficial da União (DOU) da Portaria nº 11, de 6 de outubro de 2021, do Ministério da Economia, a Suframa informa que as atividades de vistoria física de mercadorias na Central de Fiscalização Rodoviária (CFR) ficarão suspensas nos dias 11 e 12 de outubro. Em 07/10/2021 |
Sanitização |
Dedetização |
Dedetização Em 29/07/2021 |
Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional Em 16/03/2021 |
Sistema de Mercadoria Estrangeira Em 28/10/2020 |
Dedetização e Sanitização Em 03/09/2020 |
SEI! Em 02/09/2020 |
Instabilidade Em 21/08/2020 |
Atualização - Patch atualizador da tabela 'Unidade da Receita Federal - URF' - Manual de uso do patch atualizador, em formato PDF - Tabela de 'Unidade da Receita Federal - URF', em formato CSV Em 24/07/2020 |
Sanitização Em 26/06/2020 |
Covid-19 Telefone (69) 98170-0094 Agradecemos a compreensão. |
Manutenção Em 19/03/2020 |
Manutenção Em 11/03/2020 |
Manutenção |
Expediente |
Telefonia Na aba Serviços (www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/servicos), estão disponibilizados os e-mails de diversos setores de toda a área de abrangência da Suframa. Acerca do Simnac, os contatos podem ser verificados no link (www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/noticias/suframa-implementara-novo-sistema-para-internamento-de-mercadorias). Lamentamos o transtorno e agradecemos a compreensão. |
Devido uma instabilidade no servidor de e-mail, as mensagens enviadas ao endereço eletrônico gabin@suframa.gov.br entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro podem não ter sido recebidas pelo Gabinete da Suframa. As equipes técnicas da Autarquia já corrigiram o problema e, caso algum remetente não tenha recebido retorno de sua mensagem, solicitamos que o contato seja refeito para o mesmo endereço eletrônico. Agradecemos a compreensão. |
GRU Assuntos relacionados a PIM favor contactar a superintendência adjunta de operações pelos números 3215-9256 / 9240 / 9259 ; 3613-2608 / 9461 / 9452 ; 3613-2876 / 2817 ; 3613-9002 / 2038 / 2962 / 2657 / 9453. Emails: rsilveira@suframa.gov.br, cocad@suframa.gov.br,codof@suframa.gov.br e sao@suframa.gov.br. Informamos aos usuários de serviços da Suframa que o processamento de baixa dos débitos de pagamentos das GRUs dos dias 28 e 30 dr agosto e do dia 2 de setembro estão apresentando problemas de liquidação em razão de erros no layout dos arquivos de retornos enviados pelo Banco do Brasil ao Serpro. Comunicamos que o Banco do Brasil foi acionado tão logo foi detectado o problema e, conjuntamente com a área de TI da Suframa, está trabalhando na resolução da inconformidade. |
GRU O setor de informática da Suframa está atuando para liquidar o débito de algumas empresas que efetuaram o pagamento de GRUs e ainda não tiveram a movimentação processada. Por este motivo, solicitamos que as empresas que tenham efetuado pagamentos e que ainda constam débitos em aberto não gerem novas GRUs para quitá-los. A previsão é que o serviço seja concluído até o fim da tarde desta quinta-feira (29). |
Expediente De ordem do Superintendente Adjunto Executivo, comunicamos que em virtude da programação da 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa, que contará com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, não haverá expediente administrativo no dia 25/07/2019. Informamos que somente servidores e visitantes credenciados terão acesso às dependências da Superintendência. |
PIN Informamos que o sistema de geração de Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN) foi normalizado nesta segunda-feira (22). |
PIN Informamos a todos os nossos usuários que, por questões técnicas, neste final de semana, não será possível a geração de Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN). Emitiremos novo comunicado tão logo o problema seja resolvido |
Perfil de Empresas Informamos que estamos impossibilitados de continuar atualizando o perfil das empresas. Qualquer informações de empresas, favor entrar em contato com o setor de cadastro da SUFRAMA. Informamos que o prazo para encaminhamento das informações dos Indicadores encerra-se dia 25/03/2019, às 23h55. Em 25/02/2019 |
PLI Como ocorre em todo final de ano, para que sejam realizados os devidos ajustes na concessão de créditos de insumos importados para o ano de 2019 será suspensa, temporariamente, a operação de processamento dos Pedidos de Licença de Importação (PLI). Os PLIs recebidos até às 12h do dia 27/12/2018 (quinta-feira) serão processados normalmente. Após esta data, os processamentos serão suspensos e retornarão às 8h do dia 04/01/2019 (sexta-feira). Mais informações: Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais - CGAPI |
Notas Fiscais Informamos que está havendo demora no envio de notas fiscais da origem para o ambiente nacional, principalmente de São Paulo. Para agilizar esse envio, sugerimos que a nota desejada seja consultada no site da NFe. Para o ambiente nacional, busque a mesma na SEFAZ de origem |
Indicadores Informamos que conforme Resolução 508, de 30 de Dezembro de 2014, fica estabelecido até o 25° dia de cada mês para envio das informações dos indicadores industriais no site da Suframa (Art. 2° da referida resolução). |
Indicadores Informamos que conforme Resolução 508, de 30 de Dezembro de 2014, fica estabelecido até o 25° dia de cada mês para envio das informações dos indicadores industriais no site da Suframa (Art. 2° da referida resolução). Siscomex Por motivos técnicos, o Sistema Estrangeiro (Sicomex) não está realizando o processamento de PLIs. Estamos trabalhando para regularizar a situação com brevidade. |
Indicadores Informamos que as inconsistências constantes no Sistema de Indicadores deverão ser encaminhadas para o suporte da SUFRAMA, por meio do e-mail aurilio.pinto@suframa.gov.br, e assuntos relacionados a PIM deverão ser tratados com a SAO pelos telefones: 3321-7018 / 3321-7019. |
Indicadores Informamos que o Sistema de Indicadores esta passando por uma atualização, motivo pelo qual pode gerar algumas inconsistências. Solicitamos que seja enviado e-mail com a inconsistência, caso ocorra, para aurilio.pinto@suframa.gov.br e indicadores@suframa.gov.br. |
Gestão de Resíduos Informamos, ainda, que esta decisão é uma recomendação da Procuradoria Federal junto à SUFRAMA que foi acatada pelo superintendente desta autarquia e visa cumprir o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), nos seus Artigos 4º e 11º e na Resolução CONAMA 313/2002, Artigos do 4º ao 8º, os quais determinam que a competência exclusiva e irrenunciável das ações de licenciamento e controle do Plano Nacional de Resíduos Sólidos é do órgão estadual (IPAAM). |
Indicadores Informamos que as inconsistências constantes no Sistema de Indicadores deverão ser encaminhadas para o suporte da SUFRAMA, por meio do e-mail aurilio.pinto@suframa.gov.br, e assuntos relacionados a PIM deverão ser tratados com a SAO pelos telefones: 3321-7018 / 3321-7019. Atualização de Sistemas Informamos que estamos impossibilitados de prestar as informações referentes aos indicadores da SUFRAMA, bem como publicar o caderno de indicadores tendo em vista que o sistema está passando por uma atualização, cuja conclusão esta prevista para o final de abril/2018 |
Indicadores Informamos que o caderno de Indicadores do mês de novembro/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus |
Arrecadação Informamos que, devido a problemas de ordem técnica, o Sistema de Arrecadação ficará fora do ar para manutenção. O restabelecimento do sistema está previsto ainda para esta sexta-feira |
Indicadores |
PLI Como ocorre em todo final de ano, para que sejam realizados os devidos ajustes na concessão de créditos de insumos importados para o ano de 2018, será suspensa temporariamente a operação de processamento dos Pedidos de Licença de Importação (PLI). Os PLIs recebidos até as 17 horas do dia 28/12/2017 (quarta-feira) serão processados normalmente. Após esta data, os processamentos serão suspensos e retornarão às 8h do dia 04/01/2018 (segunda-feira). Mais informações: Coordenação de Controle de Importação (COIMP) - Telefones (92) - 3182-1549/1550 - Sr. Ícaro Sevalho. |
Expediente CFR No dia 07/12/2017, o expediente na Central de Fiscalização Rodoviária (CFR), para procedimentos referentes ao canal Vermelho, será de 8h às 12h, levando-se em consideração que o local será dedetizado no período vespertino, conforme Processo SEI de número 52710.610346/2017-64. Ressalte-se que os procedimentos referentes aos canais Cinza e Verde transcorrerão normalmente. |
PLI Como ocorre em todo final de ano, para que sejam realizados os devidos ajustes na concessão de créditos de insumos importados para o ano de 2018, será suspensa temporariamente a operação de processamento dos Pedidos de Licença de Importação (PLI). |
Mercadoria Estrangeira Informamos que o sistema de mercadoria estrangeira está passando por intermitência que está sendo tratado pela equipe da CGMOI, previsão de normalização às 16h de hoje |
Indicadores Informamos que o caderno de Indicadores do mês de setembro/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus |
Perfil das Empresas |
PIN Esse levantamento resultou na identificação de um vultoso quantitativo de notas fiscais nessa condição, com diversas situações que ensejaram tais pendências. Sendo assim, com base nos princípios da legalidade e da segurança jurídica, a SUFRAMA documentou e encaminhou aos órgãos de controle para, no âmbito de suas atribuições, manifestarem-se sobre o assunto. Tão logo a autarquia tenha um parecer final sobre o tema, emitirá um comunicado aos interessados. |
Expediente Suframa Informamos que o expediente do prédio Anexo II da SUFRAMA retornou à normalidade nesta segunda-feira (6). Entretanto, o sistema telefônico da unidade ainda apresenta instabilidade, o que pode acarretar em falhas na comunicação. Por este motivo, indicamos que eventuais dúvidas ainda sejam encaminhadas para os emails codoc@suframa.gov.br e cocad@suframa.gov.br. |
Mercadoria Nacional Em virtude de problemas contingenciais causados pelas quedas de energia elétrica, a unidade do Anexo II da SUFRAMA está fora de operação. As atividades e serviços prioritários de mercadoria nacional serão realizados na CFR e os de mercadoria estrangeira na sede da SUFRAMA, na sala da CGMOI. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para os emails codoc@suframa.gov.br e cocad@suframa.gov.br. |
Perfil das Empresas Informamos que o arquivo Perfil/Relação das empresas do PIM encontra-se no endereço eletrônico https://gestao.www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/modelo-zona-franca-de-manaus/polo-industrial |
Mercadoria Nacional O sistema de Mercadoria Nacional está apresentando inconsistências na busca de informações das chaves de acesso de notas fiscais. Estamos trabalhando para a resolução do problema. |
Indicadores |
Cadastro A SUFRAMA informa que, a partir do dia 28 de agosto, toda documentação referente ao setor de cadastro da autarquia deverá ser entregue unicamente no protocolo geral da SUFRAMA, localizado em seu prédio sede, a fim de que possa tramitar pelo SEI. De igual modo, o complemento de qualquer documento deve ser entregue exclusivamente no protocolo geral. |
Sistema de Arrecadação Devido à realização de manutenção emergencial, o Sistema de Arrecadação ficará fora do ar até às 16h (horário de Manaus) do dia 15/08. |
Indicadores |
Indicadores Em 12/07/2017 |
Perfil das Empresas |
Indicadores |
Telefonia |
Indicadores |
Indicadores |
Instabilidade Devido à instabilidade nos sistemas da SUFRAMA, podem ocorrer dificuldades de acesso aos usuários que utilizam os serviços prestados pela autarquia. A equipe técnica vem trabalhando para a resolução do problema e, tão logo for possível, o acesso será regularizado. |
Indicadores |
Indicadores Devido à manutenção que vem sendo efetuada no sistema de indicadores da SUFRAMA, informamos que a publicação do caderno de Indicadores de Desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM) referente ao mês de fevereiro de 2017 será efetuada tão logo o sistema seja atualizado. |
Mercadoria Nacional Só lembrando que a GRU de vencimento 17/03/2017 somente poderá ser impressa até o dia 15/03/2017, devido à paralisação dos sistemas informatizados que ocorrerá no período de 16 a 19 de março de 2017. |
GRU Devido à paralisação dos sistemas informatizados da SUFRAMA - programada para ser realizada entre os dias 16 e 19 de março -, informamos que a impressão da Guia de Recolhimento da união (GRU) da Taxa de Serviços Administrativos (TSA) referente à segunda quinzena do mês de março de 2017 poderá ser feita até o dia 15 de março (quarta-feira). |
Mercadoria Estrangeira Informamos que o sistema de Mercadoria Estrangeira está apresentando instabilidade e por isso não está funcionando corretamente. A equipe técnica da SUFRAMA já está trabalhando para resolvê-los, mas ainda não há previsão de retorno. |
WS Sinal |
PLI |
WS Sinal Informamos que a Taxa de Serviços Administrativos (TSA) da SUFRAMA permanece válida até o dia 19 de março de 2017, data que entra em vigor a Medida Provisória nº 757/2016. |
GRU |
Mercadoria Estrangeira Informamos que devido a alguns problemas técnicos no Sistema de Mercadoria Estrangeira, algumas informações relativas aos Pedidos de Licenciamento de Importação (PLIs) ainda não estão disponíveis para consulta. Estamos trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. |
Telefonia - Ji-Paraná (RO) o serviço de telefonia da Coordenação Regional (CORE) local encontra-se em migração pela operadora de telefonia que atenda a SUFRAMA. Tão logo o serviço for restabelecido, o contato telefônico será reativado. Por ora, os usuários podem entrar em contato com a CORE pelos endereços eletrônicos fernando.neiva@suframa.gov.br e ralmeida@suframa.gov.br. |
Senhas - Com o uso do certificado digital na opção "Recuperar senha com certificado digital aqui"; - Através da recuperação via e-mail na opção "ou recuperar senha por e-mail aqui".
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Horário de Verão Devido ao horário de verão, que iniciou no dia 16 de outubro de 2016 e se estenderá até 19 de fevereiro do próximo ano, o atendimento da autarquia passou a ser realizado de segunda a sexta, das 10h às 14h e 15h às 19h (horário de Brasília). Para os usuários situados em Estados que não participam do horário de verão, o atendimento permanece de 8h às 12h e 13h às 17h (horário de Manaus). Em 17/10/2016 |
Telefonia Em 12/09/2016 |
Mercadoria Nacional Tendo em vista a atualização que está sendo realizada desde o mês de agosto na base de dados do sistema de controle de mercadoria nacional, a SUFRAMA comunica que é necessário que as empresas destinatárias localizadas na Zona Franca de Manaus, nas Áreas de Livre Comércio e na Amazônia Ocidental verifiquem as suas operações junto ao sistema e efetuem a confirmação do recebimento da mercadoria para finalização do processo de internamento. Em caso de dúvidas, as empresas da ZFM poderão procurar a Coordenação de Análise Documental (CODOC), situada no prédio Anexo II da SUFRAMA, que estará à disposição para os esclarecimentos necessários. Quanto às empresas localizadas nas ALCs e Amazônia Ocidental estas deverão entrar em contato com a unidade administrativa da SUFRAMA mais próxima do seu domicilio fiscal. Em 01/09/2016 |
Senhas Informamos que, desde o dia 09/05/2016, para alterar a senha nos sistemas da SUFRAMA é necessário utilizar o Certificado Digital do usuário, seja pessoa física (e-CPF) ou pessoa jurídica (e-CNPJ). Clique aqui para baixar o passo a passo de como alterar senhas no site da SUFRAMA. Avisamos, ainda, que devido a problemas técnicos nos telefones da Ouvidoria, os pedidos de informações, reclamações, sugestões, denúncias ou elogios devem, temporariamente, ser feitos presencialmente, por carta, e-mail (ouvidoria@suframa.gov.br) ou pelos sistemas e-Sic e e-Ouv, cujos links estão disponíveis no site. Em 01/06/2016 |
Alerta sobre o PIN Tendo em vista o recebimento nesta autarquia de diversas reclamações de usuários (empresas remetentes e destinatários) de que empresas prestadoras de serviços estão utilizando-se de mala direta por meio de e-mail/telefone apresentando informações sobre possível bloqueio de empresas que possuem qualquer tipo de pendências na SUFRAMA para novas emissões do Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional – PIN informamos que: 1) a SUFRAMA não se responsabiliza pelas informações prestadas por qualquer empresa prestadora de serviços e coloca-se à disposição de seus usuários para o que se fizer necessário; Contato telefônico Alertamos que, em decorrência do recebimento de várias reclamações em nosso atendimento diário - informando que pessoas estranhas ao quadro da SUFRAMA tem feito ligações telefônicas se identificando como funcionários da autarquia, inclusive mencionando conta corrente para depósito e fazendo cobrança de valores para solução de pendência de notas fiscais -, a SUFRAMA não mantém contato telefônico com seus usuários, sobre qualquer pretexto, especialmente para cobrança de valores e taxas. Ressaltamos que a SUFRAMA já solicitou junto aos órgãos competentes a adoção das medidas cabíveis para o caso. Diante do exposto e, havendo dúvidas sobre o assunto em questão, favor manter contato com as áreas competentes (CODOC/CGMEC/SAO) para os esclarecimentos necessários). Em 01/05/2016 |