Avisos

Avisos importantes para os usuários dos serviços da Suframa
Publicado em 04/10/2016 11h00 Atualizado em 27/07/2020 12h13

Atualização

Devido a alterações em suas Unidades Administrativas, a Receita Federal do Brasil (RFB) fará atualização de seus sistemas no período das 21h (horário de Brasília) do dia 24/07/2020 até às 6h (horário de Brasília) do dia 25/07/2020. A Suframa disponibiliza, abaixo, Aplicativo e Manual de atualização das Unidades Administrativas. O importador deverá seguir as orientações do Manual para atualizar suas bases.

- Patch atualizador da tabela 'Unidade da Receita Federal - URF'

- Manual de uso do patch atualizador, em formato PDF

- Tabela de 'Unidade da Receita Federal - URF', em formato CSV

Em 24/07/2020

Sanitização

A sede da Suframa em Manaus está passando por um processo de sanitização nesta sexta-feira, para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus e iniciar o processo de retomada das atividades presenciais na Autarquia. Por este motivo, não há atendimento por telefones nesta data. Para contatar o setor desejado, utilize o email.

Em 26/06/2020

Covid-19

Diante da emergência ocasionada pela pandemia da Covid-19, o governo do estado de Rondônia decretou Estado de Calamidade Pública e, devido a esta determinação oficial, a Suframa informa que os servidores da Coordenação Regional da Autarquia em Porto Velho (Corepv) passam a atuar, a partir de hoje, 25 de março, em rotina de trabalho remoto. De forma a garantir que os serviços prestados por essa unidade administrativa possam ser realizados com o menor impacto possível à sociedade, a Suframa disponibiliza os seguintes contatos:

Telefone (69) 98170-0094
E-mails gsilva@suframa.gov.br e jvelasques@suframa.gov.br

Agradecemos a compreensão.

Em 25/03/2020

Manutenção

Haverá uma manutenção programada na infraestrutura que suporta os sistemas da Suframa neste sábado (21), no período de 8h às 13h (horário de Manaus), podendo gerar indisponibilidade no Simnac, Arrecadação (SAC), Cadsuf e Siscomex (PLI).

Em 19/03/2020

Manutenção

A Suframa informa que devido a uma manutenção programada para esta quinta-feira (12), o expediente na Central de Fiscalização Rodoviária (CFR) será até às 13h30.

Em 11/03/2020

Manutenção

Os sistemas da Suframa poderão apresentar instabilidade devido às manutenções que serão realizadas entre às 21h do dia 21/02 e 7h do dia 26/02 (no horário de Manaus).

Em 21/02/2020

Expediente

Tendo em vista a programação de dedetização predial na sede da Coordenação Regional de Porto Velho (RO), informamos que na sexta-feira (07/02/2020) não haverá expediente no turno da tarde nesta unidade administrativa. O horário de funcionamento nesta data será de 07h às 13h.

Em 05/02/2020

Telefonia

O sistema de telefonia da Suframa está inoperante, fato ocasionado por furto de cabo realizado em via pública. A empresa que atende a Autarquia está realizando a manutenção para solucionar o problema o mais breve possível, mas, tendo em vista a alta demanda de usuários dos sistemas da Suframa, reiteramos que os contatos por meio eletrônico continuam disponíveis a todos que buscam informações junto às unidades administrativas da Superintendência.

Na aba Serviços (www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/servicos), estão disponibilizados os e-mails de diversos setores de toda a área de abrangência da Suframa. Acerca do Simnac, os contatos podem ser verificados no link (www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/noticias/suframa-implementara-novo-sistema-para-internamento-de-mercadorias).

Lamentamos o transtorno e agradecemos a compreensão.

Em 10/12/2019

E-Mail

Devido uma instabilidade no servidor de e-mail, as mensagens enviadas ao endereço eletrônico gabin@suframa.gov.br entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro podem não ter sido recebidas pelo Gabinete da Suframa. As equipes técnicas da Autarquia já corrigiram o problema e, caso algum remetente não tenha recebido retorno de sua mensagem, solicitamos que o contato seja refeito para o mesmo endereço eletrônico.

Agradecemos a compreensão.

Em 01/11/2019

GRU

Assuntos relacionados a PIM favor contactar a superintendência adjunta de operações pelos números 3215-9256 / 9240 / 9259 ; 3613-2608 / 9461 / 9452 ; 3613-2876 / 2817 ; 3613-9002 / 2038 / 2962 / 2657 / 9453. Emails: rsilveira@suframa.gov.br, cocad@suframa.gov.br,codof@suframa.gov.br e sao@suframa.gov.br.

Informamos aos usuários de serviços da Suframa que o processamento de baixa dos débitos de pagamentos das GRUs dos dias 28 e 30 dr agosto e do dia 2 de setembro estão apresentando problemas de liquidação em razão de erros no layout dos arquivos de retornos enviados pelo Banco do Brasil ao Serpro.

Comunicamos que o Banco do Brasil foi acionado tão logo foi detectado o problema e, conjuntamente com a área de TI da Suframa, está trabalhando na resolução da inconformidade.

Em 13/09/2019

GRU

O setor de informática da Suframa está atuando para liquidar o débito de algumas empresas que efetuaram o pagamento de GRUs e ainda não tiveram a movimentação processada. Por este motivo, solicitamos que as empresas que tenham efetuado pagamentos e que ainda constam débitos em aberto não gerem novas GRUs para quitá-los. A previsão é que o serviço seja concluído até o fim da tarde desta quinta-feira (29).

Em 29/08/2019

Expediente

De ordem do Superintendente Adjunto Executivo, comunicamos que em virtude da programação da 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa, que contará com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, não haverá expediente administrativo no dia 25/07/2019.

Informamos que somente servidores e visitantes credenciados terão acesso às dependências da Superintendência.

Em 24/07/2019

PIN

Informamos que o sistema de geração de Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN) foi normalizado nesta segunda-feira (22).

Em 22/07/2019

PIN

Informamos a todos os nossos usuários que, por questões técnicas, neste final de semana, não será possível a geração de Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN). Emitiremos novo comunicado tão logo o problema seja resolvido

Em 19/07/2019

Perfil de Empresas

Informamos que estamos impossibilitados de continuar atualizando o perfil das empresas. Qualquer informações de empresas, favor entrar em contato com o setor de cadastro da SUFRAMA.

Informamos que o prazo para encaminhamento das informações dos Indicadores encerra-se dia 25/03/2019, às 23h55.

Em 25/02/2019

PLI

Como ocorre em todo final de ano, para que sejam realizados os devidos ajustes na concessão de créditos de insumos importados para o ano de 2019 será suspensa, temporariamente, a operação de processamento dos Pedidos de Licença de Importação (PLI).

Os PLIs recebidos até às 12h do dia 27/12/2018 (quinta-feira) serão processados normalmente. Após esta data, os processamentos serão suspensos e retornarão às 8h do dia 04/01/2019 (sexta-feira).

Mais informações:
Coordenação-Geral de Controle de Importação e Exportação - CGIEX
Telefone (92) 3182-1545 - Sr. Ícaro Sevalho

Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais - CGAPI
Telefone (92) 3321-7114 - Sr. José Marques

Em 12/12/2018

Notas Fiscais

Informamos que está havendo demora no envio de notas fiscais da origem para o ambiente nacional, principalmente de São Paulo. Para agilizar esse envio, sugerimos que a nota desejada seja consultada no site da NFe. Para o ambiente nacional, busque a mesma na SEFAZ de origem

Em 25/10/2018

Indicadores

Informamos que conforme Resolução 508, de 30 de Dezembro de 2014, fica estabelecido até o 25° dia de cada mês para envio das informações dos indicadores industriais no site da Suframa (Art. 2° da referida resolução).

Em 18/07/2018

Indicadores

Informamos que conforme Resolução 508, de 30 de Dezembro de 2014, fica estabelecido até o 25° dia de cada mês para envio das informações dos indicadores industriais no site da Suframa (Art. 2° da referida resolução).

Siscomex

Por motivos técnicos, o Sistema Estrangeiro (Sicomex) não está realizando o processamento de PLIs. Estamos trabalhando para regularizar a situação com brevidade.

Em 27/06/2018

Indicadores

Informamos que as inconsistências constantes no Sistema de Indicadores deverão ser encaminhadas para o suporte da SUFRAMA, por meio do e-mail aurilio.pinto@suframa.gov.br, e assuntos relacionados a PIM deverão ser tratados com a SAO pelos telefones: 3321-7018 / 3321-7019.

Em 10/05/2018

Indicadores

Informamos que o Sistema de Indicadores esta passando por uma atualização, motivo pelo qual pode gerar algumas inconsistências. Solicitamos que seja enviado e-mail com a inconsistência, caso ocorra, para aurilio.pinto@suframa.gov.br e indicadores@suframa.gov.br.

Em 10/05/2018

Gestão de Resíduos

Comunicamos que desde 29/01/2018 todas as atividades referentes à Gestão de Resíduos, anteriormente desenvolvidas pela SUFRAMA, consistindo no gerenciamento do Banco de Dados do Inventário de Resíduos Industriais com todos os dados coletados e processados no período de 2011 até 2017 do Polo Industrial de Manaus (PIM), foram transferidas oficialmente para o IPAAM. A partir de então, as empresas do parque industrial de Manaus não deverão mais encaminhar a esta SUFRAMA seus inventários anuais de resíduos, seja de forma física ou em arquivos eletrônicos.

Informamos, ainda, que esta decisão é uma recomendação da Procuradoria Federal junto à SUFRAMA que foi acatada pelo superintendente desta autarquia e visa cumprir o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), nos seus Artigos 4º e 11º e na Resolução CONAMA 313/2002, Artigos do 4º ao 8º, os quais determinam que a competência exclusiva e irrenunciável das ações de licenciamento e controle do Plano Nacional de Resíduos Sólidos é do órgão estadual (IPAAM).

Em 10/05/2018

Indicadores

Informamos que as inconsistências constantes no Sistema de Indicadores deverão ser encaminhadas para o suporte da SUFRAMA, por meio do e-mail aurilio.pinto@suframa.gov.br, e assuntos relacionados a PIM deverão ser tratados com a SAO pelos telefones: 3321-7018 / 3321-7019.

Atualização de Sistemas

Informamos que estamos impossibilitados de prestar as informações referentes aos indicadores da SUFRAMA, bem como publicar o caderno de indicadores tendo em vista que o sistema está passando por uma atualização, cuja conclusão esta prevista para o final de abril/2018

Em 16/04/2018

Indicadores

Informamos que o caderno de Indicadores do mês de novembro/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus

Em 24/01/2018

Arrecadação

Informamos que, devido a problemas de ordem técnica, o Sistema de Arrecadação ficará fora do ar para manutenção. O restabelecimento do sistema está previsto ainda para esta sexta-feira

Em 05/01/2018

Indicadores

Informamos que o caderno de Indicadores do mês de outubro/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus

Em 22/12/2017

PLI

Como ocorre em todo final de ano, para que sejam realizados os devidos ajustes na concessão de créditos de insumos importados para o ano de 2018, será suspensa temporariamente a operação de processamento dos Pedidos de Licença de Importação (PLI).

Os PLIs recebidos até as 17 horas do dia 28/12/2017 (quarta-feira) serão processados normalmente. Após esta data, os processamentos serão suspensos e retornarão às 8h do dia 04/01/2018 (segunda-feira).

Mais informações:

Coordenação de Controle de Importação (COIMP) - Telefones (92) - 3182-1549/1550 - Sr. Ícaro Sevalho.
Coordenação Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI) - Telefone (92) 3321-7114 - Sr. José Marques

Em 20/12/2017

Expediente CFR

No dia 07/12/2017, o expediente na Central de Fiscalização Rodoviária (CFR), para procedimentos referentes ao canal Vermelho, será de 8h às 12h, levando-se em consideração que o local será dedetizado no período vespertino, conforme Processo SEI de número 52710.610346/2017-64. Ressalte-se que os procedimentos referentes aos canais Cinza e Verde transcorrerão normalmente.

Em 05/12/2017

PLI

Como ocorre em todo final de ano, para que sejam realizados os devidos ajustes na concessão de créditos de insumos importados para o ano de 2018, será suspensa temporariamente a operação de processamento dos Pedidos de Licença de Importação (PLI).

Os PLIs recebidos até as 12 horas do dia 27/12/2017 (quarta-feira) serão processados normalmente. Após esta data, os processamentos serão suspensos e retornarão às 8h do dia 08/01/2018 (segunda-feira).

Mais informações
Coordenação de Controle de Importação (COIMP) - Telefones (92) - 3182-1549/1550 - Sr. Ícaro Sevalho.
Coordenação Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI) - Telefone (92) 3321-7114 - Sr. José Marques

Em 04/12/2017

Mercadoria Estrangeira

Informamos que o sistema de mercadoria estrangeira está passando por intermitência que está sendo tratado pela equipe da CGMOI, previsão de normalização às 16h de hoje

Em 01/12/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de Indicadores do mês de setembro/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus

Em 17/11/2017

Perfil das Empresas

Informamos que o arquivo Perfil/Relação das empresas do PIM encontra-se atualizado até outubro/2017 e pode ser encontrado no endereço eletrônico https://gestao.www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/modelo-zona-franca-de-manaus/polo-industrial

Em 16/11/2017

PIN

A SUFRAMA, a bem do serviço público e de terceiros, iniciou em agosto deste ano o levantamento de notas fiscais/PIN relativos a anos anteriores que constam pendentes de internamento em sua base de dados.

Esse levantamento resultou na identificação de um vultoso quantitativo de notas fiscais nessa condição, com diversas situações que ensejaram tais pendências.

Sendo assim, com base nos princípios da legalidade e da segurança jurídica, a SUFRAMA documentou e encaminhou aos órgãos de controle para, no âmbito de suas atribuições, manifestarem-se sobre o assunto.

Tão logo a autarquia tenha um parecer final sobre o tema, emitirá um comunicado aos interessados.

Em 07/11/2017

Expediente Suframa

Informamos que o expediente do prédio Anexo II da SUFRAMA retornou à normalidade nesta segunda-feira (6). Entretanto, o sistema telefônico da unidade ainda apresenta instabilidade, o que pode acarretar em falhas na comunicação. Por este motivo, indicamos que eventuais dúvidas ainda sejam encaminhadas para os emails codoc@suframa.gov.br e cocad@suframa.gov.br.

Em 07/11/2017

Mercadoria Nacional

Em virtude de problemas contingenciais causados pelas quedas de energia elétrica, a unidade do Anexo II da SUFRAMA está fora de operação. As atividades e serviços prioritários de mercadoria nacional serão realizados na CFR e os de mercadoria estrangeira na sede da SUFRAMA, na sala da CGMOI. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para os emails codoc@suframa.gov.br e cocad@suframa.gov.br.

Em 31/10/2017

Perfil das Empresas

Informamos que o arquivo Perfil/Relação das empresas do PIM encontra-se no endereço eletrônico https://gestao.www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/modelo-zona-franca-de-manaus/polo-industrial

Em 26/10/2017

Mercadoria Nacional

O sistema de Mercadoria Nacional está apresentando inconsistências na busca de informações das chaves de acesso de notas fiscais. Estamos trabalhando para a resolução do problema.

Em 11/10/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de Indicadores dos meses de junho e julho/2017 serão publicados tão logo se efetuem alguns ajustes no sistema de indicadores. Agradecemos a compreensão.

Em 29/08/2017

Cadastro

A SUFRAMA informa que, a partir do dia 28 de agosto, toda documentação referente ao setor de cadastro da autarquia deverá ser entregue unicamente no protocolo geral da SUFRAMA, localizado em seu prédio sede, a fim de que possa tramitar pelo SEI. De igual modo, o complemento de qualquer documento deve ser entregue exclusivamente no protocolo geral.

Em 25/08/2017

Sistema de Arrecadação

Devido à realização de manutenção emergencial, o Sistema de Arrecadação ficará fora do ar até às 16h (horário de Manaus) do dia 15/08.

Em 14/08/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de indicadores do mês de junho/2017 será publicado tão logo se efetuem alguns ajustes no sistema de indicadores. Agradecemos a compreensão.

Em 07/08/2017

Indicadores

Endereço de acesso ao site do sistema de indicadores para as empresas enviarem os relatórios: https://portal1.suframa.gov.br/indicadoresExterno/

Em 12/07/2017

Perfil das Empresas

Informamos que o perfil das empresas já encontra-se atualizado até julho/2017 e disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus

Em 12/07/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de indicadores dos meses de abril e maio/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA/Modelo Zona Franca/Polo Industrial de Manaus.

Em 04/07/2017

Telefonia

Devido a problemas com a central telefônica que atende a autarquia, informamos que os telefones de contato da Coordenação Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro (CGMEC) em funcionamento podem ser consultados aqui.

Em 19/06/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de indicadores do mês de abril/2017 será publicado junto com o caderno do mês de maio/2017, cuja publicação ocorrerá no início do mês de julho/2017. Agradecemos a compreensão.

Em 13/06/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de indicadores do mês de março/2017 já encontra-se disponível no site da SUFRAMA - Modelo Zona Franca - Polo Industrial de Manaus

Em 01/06/2017

Instabilidade

Devido à instabilidade nos sistemas da SUFRAMA, podem ocorrer dificuldades de acesso aos usuários que utilizam os serviços prestados pela autarquia. A equipe técnica vem trabalhando para a resolução do problema e, tão logo for possível, o acesso será regularizado.

Em 22/05/2017

Indicadores

Informamos que o caderno de indicadores do mês de março de 2017 será publicado tão logo os ajustes no sistema sejam concluídos. Desde já agradecemos a compreensão.

Em 17/05/2017

Indicadores

Devido à manutenção que vem sendo efetuada no sistema de indicadores da SUFRAMA, informamos que a publicação do caderno de Indicadores de Desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM) referente ao mês de fevereiro de 2017 será efetuada tão logo o sistema seja atualizado.

Em 06/04/2017

Mercadoria Nacional

A área de TI da SUFRAMA informa que ocorreu um problema na geração dos débitos da receita de mercadoria nacional. Algumas inscrições não têm débito gerado para o vencimento 03/03/2017. Esses débitos vão acumular para o vencimento 17/03/2017 e provavelmente a GRU estará disponível na próxima semana.

Só lembrando que a GRU de vencimento 17/03/2017 somente poderá ser impressa até o dia 15/03/2017, devido à paralisação dos sistemas informatizados que ocorrerá no período de 16 a 19 de março de 2017.

Em 03/03/2017

GRU

Devido à paralisação dos sistemas informatizados da SUFRAMA - programada para ser realizada entre os dias 16 e 19 de março -, informamos que a impressão da Guia de Recolhimento da união (GRU) da Taxa de Serviços Administrativos (TSA) referente à segunda quinzena do mês de março de 2017 poderá ser feita até o dia 15 de março (quarta-feira).

Em 24/02/2017

Mercadoria Estrangeira

Informamos que o sistema de Mercadoria Estrangeira está apresentando instabilidade e por isso não está funcionando corretamente. A equipe técnica da SUFRAMA já está trabalhando para resolvê-los, mas ainda não há previsão de retorno.

Em 31/01/2017

WS Sinal

Informamos que o sistema WS Sinal está indisponível por problemas técnicos. Estamos trabalhando na solução e temos como expectativa que o sistema volte a operar normalmente às 14h desta segunda-feira (horário de Manaus).

Em 30/01/2017

PLI

Informamos que problemas técnicos no sistema do Serpro estão impedindo temporariamente o processamento dos Pedidos de Licenciamento de Importação (PLIs). A previsão de retorno do serviço é nesta quarta-feira (18/01/2017), a partir das 8h

Em 17/01/2017

WS Sinal

Informamos às empresas destinatárias cadastradas na SUFRAMA que o processamento de autenticação de alguns MANIFESTOS SUFRAMA (Canal Vermelho e Canal Cinza) não está sendo realizado pelo Sistema WSSINAL para fins de conclusão do ingresso devido a questões técnicas contingenciais do próprio Sistema, entretanto, momentaneamente, a recepção e a vistoria física está sendo realizada e atestada pelos servidores da Autarquia designados no Sistema nos próprios MANIFESTOS SUFRAMA, os quais, posteriormente, após o saneamento da contingência, serão devidamente processados para o Sistema. Logo, não haverá nenhum problema quanto ao recebimento das mercadorias para as empresas. As mesmas devem acompanhar o processo diretamente no Sistema de Controle de Mercadoria Nacional.

Informamos que a Taxa de Serviços Administrativos (TSA) da SUFRAMA permanece válida até o dia 19 de março de 2017, data que entra em vigor a Medida Provisória nº 757/2016.

Em 21/12/2016

GRU

Comunicamos que, no momento, o site da SUFRAMA está apresentando uma resposta incorreta ao acessar as consultas da arrecadação, quando da tentativa de se imprimir a GRU vencida. A equipe de TI da autarquia está tratando do assunto junto ao SERPRO e tão logo seja resolvido o problema a GRU estará disponibilizada.

Em 06/12/2016

Mercadoria Estrangeira

Informamos que devido a alguns problemas técnicos no Sistema de Mercadoria Estrangeira, algumas informações relativas aos Pedidos de Licenciamento de Importação (PLIs) ainda não estão disponíveis para consulta. Estamos trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível.

Em 01/12/2016

Telefonia - Ji-Paraná (RO)

o serviço de telefonia da Coordenação Regional (CORE) local encontra-se em migração pela operadora de telefonia que atenda a SUFRAMA. Tão logo o serviço for restabelecido, o contato telefônico será reativado. Por ora, os usuários podem entrar em contato com a CORE pelos endereços eletrônicos fernando.neiva@suframa.gov.br e ralmeida@suframa.gov.br.

Em 29/11/2016

Senhas

Informamos que o sistema de recuperação de senhas temporárias (https://servicos.suframa.gov.br/servicos/) está operando de duas formas:

- Com o uso do certificado digital na opção "Recuperar senha com certificado digital aqui";

- Através da recuperação via e-mail na opção "ou recuperar senha por e-mail aqui".


Telefonia

Informamos que os ramais telefônicos do suporte técnico da SUFRAMA - impactados por um problema técnico da operadora de telefonia que atende a autarquia - voltaram a funcionar normalmente nesta segunda-feira

Em 14/11/2016

Horário de Verão

Devido ao horário de verão, que iniciou no dia 16 de outubro de 2016 e se estenderá até 19 de fevereiro do próximo ano, o atendimento da autarquia passou a ser realizado de segunda a sexta, das 10h às 14h e 15h às 19h (horário de Brasília). Para os usuários situados em Estados que não participam do horário de verão, o atendimento permanece de 8h às 12h e 13h às 17h (horário de Manaus).

Em 17/10/2016

Telefonia
Devido à grande demanda, a Coordenação Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro (CGMEC) disponibiliza os telefones atualizados do setor e de suas coordenações internas, com destaque aos serviços mais procurados. Baixe aqui a lista de contatos.

Em 12/09/2016

Mercadoria Nacional

Tendo em vista a atualização que está sendo realizada desde o mês de agosto na base de dados do sistema de controle de mercadoria nacional, a SUFRAMA comunica que é necessário que as empresas destinatárias localizadas na Zona Franca de Manaus, nas Áreas de Livre Comércio e na Amazônia Ocidental verifiquem as suas operações junto ao sistema e efetuem a confirmação do recebimento da mercadoria para finalização do processo de internamento.

Em caso de dúvidas, as empresas da ZFM poderão procurar a Coordenação de Análise Documental (CODOC), situada no prédio Anexo II da SUFRAMA, que estará à disposição para os esclarecimentos necessários.

Quanto às empresas localizadas nas ALCs e Amazônia Ocidental estas deverão entrar em contato com a unidade administrativa da SUFRAMA mais próxima do seu domicilio fiscal.

Em 01/09/2016

Senhas

Informamos que, desde o dia 09/05/2016, para alterar a senha nos sistemas da SUFRAMA é necessário utilizar o Certificado Digital do usuário, seja pessoa física (e-CPF) ou pessoa jurídica (e-CNPJ).

Clique aqui para baixar o passo a passo de como alterar senhas no site da SUFRAMA.

Avisamos, ainda, que devido a problemas técnicos nos telefones da Ouvidoria, os pedidos de informações, reclamações, sugestões, denúncias ou elogios devem, temporariamente, ser feitos presencialmente, por carta, e-mail () ou pelos sistemas e-Sic e e-Ouv, cujos links estão disponíveis no site.

Em 01/06/2016

Alerta sobre o PIN

Tendo em vista o recebimento nesta autarquia de diversas reclamações de usuários (empresas remetentes e destinatários) de que empresas prestadoras de serviços estão utilizando-se de mala direta por meio de e-mail/telefone apresentando informações sobre possível bloqueio de empresas que possuem qualquer tipo de pendências na SUFRAMA para novas emissões do Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional – PIN informamos que:

1) a SUFRAMA não se responsabiliza pelas informações prestadas por qualquer empresa prestadora de serviços e coloca-se à disposição de seus usuários para o que se fizer necessário;
2) nenhuma empresa, seja prestadora de serviços ou não, está autorizada pela autarquia a prestar informações sobre pendências de empresas; e
3) as informações de empresas são de caráter exclusivo e reservado, e somente podem ser obtidas pelas próprias empresas, seja por solicitação direta ou pela web com login e senha liberado pelo sistema da SUFRAMA para a empresa.

Contato telefônico

Alertamos que, em decorrência do recebimento de várias reclamações em nosso atendimento diário - informando que pessoas estranhas ao quadro da SUFRAMA tem feito ligações telefônicas se identificando como funcionários da autarquia, inclusive mencionando conta corrente para depósito e fazendo cobrança de valores para solução de pendência de notas fiscais -, a SUFRAMA não mantém contato telefônico com seus usuários, sobre qualquer pretexto, especialmente para cobrança de valores e taxas.

Ressaltamos que a SUFRAMA já solicitou junto aos órgãos competentes a adoção das medidas cabíveis para o caso.

Diante do exposto e, havendo dúvidas sobre o assunto em questão, favor manter contato com as áreas competentes (CODOC/CGMEC/SAO) para os esclarecimentos necessários).

Em 01/05/2016