Ouvidoria

Responsável pela interlocução entre o cidadão e a Suframa
Publicado em 21/05/2020 10h03 Atualizado em 27/05/2022 14h45

Ouvidoria da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma unidade setorial integrante do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOuv) e membro pleno da Rede Nacional de Ouvidorias. Instituída nos termos do Decreto n°. 8.639, de 15 de janeiro de 2016, atua em nome de todas as unidades da Suframa e constitui-se de uma instância de controle e participação social responsável por interagir com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos, garantindo os procedimentos de simplificação dos processos necessários a esses serviços.

A partir do ingresso no SisOuv adotou o Fala.BR (Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação), que gera e remete os relatórios exigidos à CGU automaticamente pelo próprio sistema.

 

 

Atribuições precípuas da Ouvidoria da Suframa:

  • Receber, analisar, dar tratamento e apresentar resposta às manifestações de ouvidoria e de pedidos de acesso às informações relativas às políticas e aos serviços públicos prestados pela Suframa;
  • Operar a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – Fala.BR;
  • Deverá encaminhar respostas aos usuários de serviço público redigidas em linguagem clara, objetiva, simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismo;
  • Acompanhar o tratamento das manifestações, previstas no art. 2° desta Portaria, e analisar a qualidade das respostas oferecidas aos usuários de serviços públicos, podendo ajustá-las ou solicitar retificação à área competente;
  • Propor medidas de aperfeiçoamento considerando as manifestações recebidas e encaminha-las às unidades administrativas competentes para exame e aprimoramento da prestação de serviço público, quando for o caso;
  • Atuar perante as unidades administrativas para manter atualizado o portal de serviços da Suframa;
  • Exercer, em conjunto com a Autoridade de Monitoramento da LAI, as competências relativas a Lei n° 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação.

 

Quem pode recorrer à Ouvidoria?

Todos aqueles que utilizam os serviços prestados pela Suframa, bem como os que prestam os serviços no âmbito Institucional.

Que tipo de manifestações podem ser encaminhadas para Ouvidoria?

  • Pedido de Acesso à Informação
  • Denúncia
  • Elogio
  • Reclamação
  • Simplifique
  • Solicitação
  • Sugestão

  

Como Registrar sua Manifestação?

 

 

Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação - (Disponível 24h)

Encaminhe sua manifestação para a Ouvidoria Suframa utilizando o Fala.BR (Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação). Clicando aqui para ser direcionado para o Fala.BR, sistema no qual você deverá realizar cadastro para enviar sua manifestação.

Para manifestações sobre Denúncias e Reclamações, na conformidade do Decreto nº 10.153/2019, o usuário poderá optar por não se identificar ou solicitar restrição de sua identificação (a identidade será preservada quando do tratamento da manifestação). Ao optar pela não identificação, o sistema não permitirá acompanhar o tratamento da manifestação e o usuário não receberá uma resposta via e-mail. Acesse aqui para obter o manual com instruções para uso do Sistema Fala.BR.

Presencialmente

Segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h (Horário Local/Manaus-AM)

LocalizaçãoSuperintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa

Endereço: Avenida Ministro Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial

Manaus/AM - CEP 69075-830

Telefones

(92) 99419-9386/3215-9254

E-mail

Correspondência

Protocolo da Suframa
Avenida Ministro Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial.
Manaus/AM - CEP 69075-830

 OUVIDORA

Maria do Carmo Oliveira Garcia - Portaria de Pessoal nº 90, de 10 /112021, Publicada no DOU de 18/11/2021 - Currículo  

OUVIDOR SUBSTITUTO

Sales Maciel de Gois - Portaria de Pessoal nº 16, 03/02/2022.

 EQUIPE TÉCNICA

Marili Martins Noronha

APOIO

Maria Auxiliadora de Sales Costa

Letícia Pinheiro de Oliveira

RELATÓRIOS DE GESTÃO

Conforme a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, as Ouvidorias deverão elaborar o relatório de gestão anual consolidando as informações das manifestações encaminhadas por usuários de serviços públicos e disponibilizar integralmente na internet.

- Relatório de Gestão 2020

-  Relatório de Gestão 2021

 

RELATÓRIOS DA LAI

RELATÓRIO ANUAL DE CUMPRIMENTO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI) - 2020


PLANO DE TRABALHO


- Plano de Trabalho 2020

Plano Operacional Ouvidoria 2021

 

Plano de Ação Ouvidoria - MMOuP 2022

O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública – MMOuP é um instrumento de gestão desenvolvido pela Controladoria Geral da União - CGU com o propósito de mensurar a maturidade da Unidade de Ouvidoria.

Para conhecer o MMOuP da SUFRAMA acesse: Plano de Ação Ouvidoria

LEGISLAÇÃO

Painel Resolveu?     

    PAINEL RESOLVEU  

O "Painel Resolveu?" é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.

Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Para conhecer acesse Aqui: Painel Resolveu?