Institucional
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Com mais de cinco decênios de existência, a Suframa viabilizou a implantação dos três polos que compõem a ZFM - comercial, industrial e agropecuário - e promove a interiorização do desenvolvimento por todos os Estados da área de abrangência do modelo, identificando oportunidades de negócios e atraindo investimentos para a região tanto para o Polo Industrial de Manaus quanto para os demais setores econômicos da sua área de atuação.
Missão
Promover o desenvolvimento econômico regional, mediante geração, atração e consolidação de investimentos, apoiado em educação, ciência, tecnologia e inovação, visando à integração nacional e inserção internacional competitiva.
Visão de Futuro
Ser uma agência padrão de excelência na indução do desenvolvimento sustentável, reconhecida no país e no exterior.
Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos elencados abaixo direcionam a Suframa para o cumprimento da sua missão:
- POTENCIALIZAR o Pólo Industrial de Manaus (PIM);
- INCREMENTAR as atividades agropecuárias, florestais e agroindustriais;
- FORTALECER as atividades de serviços e do comércio de mercadorias;
- AMPLIAR as exportações e substituir competitivamente as importações;
- ATRAIR investidores nacionais e estrangeiros e apoiar o empreendedorismo local;
- APRIMORAR meios para a irradiação dos efeitos positivos da ZFM e das ALC em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento endógeno;
- ESTIMULAR os investimentos e fortalecer a formação de capital intelectual e em ciência, tecnologia e inovação pelos setores público e privado; e
- IDENTIFICAR e ESTIMULAR investimentos em infra-estrutura pelos setores público e privado.
VALORES
A organização baliza seu comportamento nos seguintes valores, identificados nos exercícios de reflexão estratégica, os quais devem continuar sendo aprimorados:
- Probidade;
- Ética;
- Transparência;
- Proatividade;
- Competência;
- Compromisso social e com o meio ambiente;
- Unidade e coesão;
- Parceria;
- Respeito ao cliente;
- Modernidade;
- Qualidade dos serviços prestados
- Zelo com a imagem;
- Determinação;
- Moralidade; e
- Legalidade.