No Brasil, existem programas e diversas organizações e instituições, tanto governamentais quanto não-governamentais, dedicados a apoiar as empresas de vestuário no processo de exportação e internacionalização, atendendo desde iniciantes até marcas já consolidadas no mercado global.
Além disso, para quem busca capacitação na área de moda, o Ministério da Educação (MEC) mantém o registro dos cursos de graduação em moda atualmente ativos, os quais estão distribuídos entre modalidades presenciais e a distância.
Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), foi criado para promover a internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira. É realizado pela Abit em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), criado há mais de 17 anos em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, como feminino e masculino, moda praia, activewear, calçados e acessórios, joias e bijuterias, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.
Cursos universitários
Para localizar cursos em sua região e identificar as instituições responsáveis, recomendamos utilizar o Portal do Ministério da Educação (MEC) e realizar a Busca utilizando a palavra-chave “moda”, no campo pesquisa exata.
Cursos técnicos
É possível encontrar capacitação nesta área em cursos técnicos oferecidos em redes públicas, como aqueles ligados ao Centro Paula Souza disponibilizados pela rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, e privadas, como as instituições do Sistema S (como Senai e Senac). O SENAI possui algumas unidades focadas no setor têxtil e de confecção. Estas unidades estão divididas entre São Paulo - SENAI "Francisco Matarazzo"; Rio de Janeiro - SENAI Cetiqt; e Santa Catarina, em Brusque e Blumenau. Além dos cursos, essas unidades prestam consultorias, possuem laboratórios para ensaios e realizam pesquisas no setor.
Para Saber Mais
Plataforma Brasil Exportação: a Plataforma impulsionadora de exportações. Possui uma série de serviços disponíveis para o setor têxtil e confecção
Aprendendo a Exportar: é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo MDIC, para impulsionar a cultura exportadora no Brasil. Com conteúdo prático e de fácil entendimento, ela é feita para quem quer dar o primeiro passo no comércio exterior. Para aprender sobre tudo o que precisa para exportar, desde a classificação fiscal da sua mercadoria, até como identificar o mercado ideal e os passos para financiar e operacionalizar sua exportação, acesse o Aprendendo a Exportar.