Na indústria de vestuário, quando as operações envolvem grandes volumes, é comum o uso do Incoterm FOB (Free on Board), no qual o vendedor é responsável por entregar a mercadoria no porto de embarque designado. No entanto, algumas empresas optam por utilizar outros termos, como o CIF (Cost, Insurance and Freight), em que o vendedor é responsável pelo transporte até o porto de destino, incluindo custos de transporte, seguro e frete.
É comum que empresas de vestuário de pequeno porte recorram a tradings ou agentes especializados em comércio exterior para facilitar o processo, especialmente quando buscam acessar novos mercados ou lidar com regulamentações alfandegárias complexas. Essa abordagem pode oferecer vantagens em termos de conhecimento local, negociações de preço e logística. No entanto, nos últimos anos vem crescendo o número de empresas que optam por acessar o mercado internacional diretamente, apoiadas por associações setoriais, capacitações, cursos e a participação em feiras ou atividades de prospecção nos mercados-alvo.
Quando se trata de vendas de menor volume e valor agregado, ou comércio eletrônico, a logística pode se tornar mais complexa devido à necessidade de atender às demandas de entrega rápida e eficiente. Essas operações, envolvem, em geral, o uso do Incoterm DDP (Delivered Duty Paid), condição de entrega utilizada em transações comerciais internacionais na qual o vendedor é responsável por entregar a mercadoria no local de destino designado pelo comprador, já desembaraçada para importação. O vendedor, nesse caso, arca com todos os custos e riscos até a entrega, incluindo o pagamento de taxas, impostos, tarifas de importação e outro encargos necessários para que a mercadoria chegue ao destino acordado dentro do território do comprador.
Outro destaque são as parcerias dos exportadores com empresas de courier, que podem auxiliar na operacionalização da exportação de forma mais completa, desde a coleta do produto até a entrega final ao consumidor. Os serviços de courier são, em geral, mais caros, porém existem grandes vantagens, como: velocidade e prioridade, seguro e rastreamento, infraestrutura e tecnologia, serviços personalizados e cobertura geográfica.
Para Saber Mais
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