Na área de negócios, voltado para o segmento de confecção, uma variedade de estratégias se apresenta para as empresas que desejam vender seus produtos no exterior. Entre as alternativas disponíveis, destacam-se:
Feiras internacionais: possibilitam o contato direto de empresas brasileiras com potenciais compradores, agentes, distribuidores e formadores de opinião. Também funciona como ambiente propício à prospecção de tendências e análise da concorrência.
Roadshows: destinados a grupos de empresários do setor que visam buscar conhecimento, oportunidades comerciais, parcerias, networking e benchmarking em mercados estratégicos, tem como objetivo apresentar in-loco o destino e suas oportunidades comerciais, podendo considerar uma agenda customizada para cada participante.
Showrooms físicos e digitais: a participação em showroom possibilita a presença internacional permanente, gerando visibilidade e expansão comercial. O showroom atua como facilitador e realiza a conexão das marcas com compradores, resultando na geração de negócios a longo prazo e no acesso a uma carteira de clientes qualificada.
Pop-up stores: realizadas em destinos estratégicos, tem o intuito de posicionar o produto para os consumidores finais, formadores de opinião e imprensa local. Além das expectativas de vendas significativas, por meio das Pop ups é possível abrir novos canais de compradores e despertar o interesse pelo produto brasileiro a um público qualificado.
Vendas em plataformas de e-commerce: estruturas que permitem a gestão da operação de uma loja virtual e disponibilizam produtos e serviços para vendas online. É uma ferramenta que possibilita que as empresas iniciem ou incrementem seus negócios internacionais incluindo a prospecção de clientes de diversos mercados, inclusive os mais distantes.
Rodadas de negócios virtuais: Com foco em mercados e segmentos específicos, as rodadas são feitas por meio de consultoria especializada em matchmaking, de acordo com o perfil de cada empresa.
É notável que, dentre essas opções de promoção comercial, as feiras internacionais despontam como a escolha mais utilizada pelas empresas de vestuário. Essa preferência é justificada por diversos motivos, como uma oportunidade de networking, permitindo à empresa contato com os principais compradores do mercado. Além disso, as feiras internacionais são importantes para a troca de conhecimento entre empresas participantes, muitas das quais já são experientes na internacionalização.
As feiras internacionais de vestuário possuem, em geral, foco em segmentos específicos (moda festa, moda casual, moda íntima, beachwear/fitness, moda infantil, etc.). Entre as feiras mais tradicionais e direcionadas para os mercados de maior relevância para as exportações brasileiras destacam-se aquelas realizadas na Colômbia, EUA (Miami e Nova Iorque) e Europa.
Existem estratégias para tentar potencializar o resultado das marcas durante a participação em feiras, como o programa Vista Brasil (Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção), que reuniu dicas em seu site que podem ajudar marcas com pouca experiência neste tipo de evento.
Para Saber Mais
Para saber mais sobre marketing internacional de promoção de produtos, acesse o Aprendendo a Exportar.
Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção (Vista Brasil): criado pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para potencializar os produtos e os negócios de micro e pequenas empresas do setor no mercado nacional.