Notícias
NIB
No Ceará, Alckmin destaca recuperação da indústria automotiva brasileira
- Foto: Valdenio Vieira / SEAUD-PR
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou nesta quarta-feira (3/12) a recuperação da indústria automotiva brasileira, durante lançamento do primeiro carro elétrico da General Motors (GM) montado no Brasil, em Horizonte (CE).
“Quando o Presidente Lula assumiu [em 2023], a indústria automotiva estava em crise, com inúmeras fábricas fechadas e uma enorme ociosidade”, ressaltou o ministro. “O presidente lançou a NIB, a Nova Indústria Brasil, que está aqui representada: uma indústria inovadora, sustentável e exportadora”.
Em relação ao último ponto, Alckmin lembrou dos acordos comerciais que vêm sendo assinados pelo Brasil. “Nós queremos que vocês exportem para o mundo inteiro, América Latina, África... O presidente Lula fez o acordo Mercosul-Singapura, Mercosul-EFTA. O próximo [será] Mercosul-União Europeia. E ainda recuperou o acordo automotivo com a Colômbia, fundamental aqui na América Latina. Por isso, a gente fica muito feliz de estar aqui com vocês”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também presente à cerimônia, elogiou a NIB por seu compromisso elevar as exportações industriais brasileiras. “O Brasil tem um mercado interno muito grande. O que nós precisamos é produzir carro para vender para o povo brasileiro. E o excesso de carro a gente exporta”, afirmou.
SKD
A operação inicial da GM no Ceará adota a modalidade SKD (Semi Knock-Down), na qual o carro chega em kits para a montagem final, calibração e testes de qualidade na planta.
A expectativa é de que a fábrica seja responsável pela montagem de 8,8 mil veículos em 2026, podendo atingir capacidade de produção de 80 mil veículos por ano e de gerar até 9 mil empregos. A empresa também planeja, futuramente, que o carro seja fabricado integralmente no Brasil.