Notícias
RELAÇÕES EXTERIORES
Lula recebe cartas credenciais de nove novos embaixadores no Brasil
Presidente Lula durante apresentação de cartas credenciais do Embaixador da República da Indonésia, Andhika Chrisnayudhanto, no Palácio do Planalto. Fotos: Ricardo Stuckert / PR
Nove novos embaixadores apresentaram, nesta terça-feira, 3 de fevereiro, suas cartas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Com o ato, os diplomatas passam a representar oficialmente seus países no Brasil. A cerimônia marca o início formal da missão diplomática de cada representante junto ao Estado Brasileiro.
O presidente Lula destacou que o Brasil continua ampliando a parceria com outros países por meio do diálogo e do multilateralismo. “Com cada um desses países, o Brasil compartilha laços de amizade, cooperação e muitos interesses em comum. Seguimos fortalecendo a presença do Brasil no mundo, com diálogo, multilateralismo e a certeza de que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios do nosso tempo”, afirmou o presidente.
Durante a cerimônia, Lula recebeu representantes de nações da América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia. A partir de agora, os novos embaixadores passam a atuar de forma permanente no país, promovendo agendas de cooperação em áreas como comércio, investimentos, cultura, ciência, educação e temas internacionais de interesse comum.
Confira a lista dos novos embaixadores no Brasil:
-
México: Carlos García de Alba;
-
Noruega: Kjetil Elsebutangen;
-
Palestina: Marwan Jebril;
-
Bulgária: Eleonora Dimitrova Dimitrova;
-
Guatemala: Alfredo Vásquez Rivera;
-
Indonésia: Andhika Chrisnayudhanto;
-
República Helênica (Grécia), Eleni Lianidou;
-
Portugal: Isabel Maria Oliveira Brilhante Pedrosa;
-
Colômbia: Alfredo Rafael Saade Vergel.
CARTA CREDENCIAL – A carta credencial é um documento oficial enviado pelo chefe de Estado do país de origem ao chefe de Estado do país de acolhimento. A entrega do documento ao presidente da República é uma formalidade que autoriza oficialmente a atuação de um embaixador no Brasil.