Notícias
SAÚDE
Sancionada lei que incentiva o diagnóstico de autismo em adultos e idosos
Divulgação / Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.256/2025, que incentiva o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e idosos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 13 de novembro.
O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico e garantir que pessoas adultas e idosas possam compreender melhor suas necessidades e receber o suporte adequado. A ausência de um diagnóstico correto pode gerar dificuldades sociais, educacionais e profissionais, além de levar à interpretação equivocada dos sintomas, que muitas vezes são confundidos com ansiedade ou depressão.
A nova legislação altera as diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764), que até então priorizava a identificação do TEA na infância.
SINAIS — Entre alguns dos principais indicadores do TEA em adultos e idosos estão dificuldades para comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e sensibilidade sensorial.
DIAGNÓSTICO — A avaliação deve ser realizada por profissionais especializados, como neurologistas, psiquiatras ou psicólogos, a partir de uma avaliação clínica detalhada.