Notícias
NOTA À IMPRENSA
Lula tem reunião bilateral com a presidenta do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons
Na reunião com Lula, a presidenta do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, anunciou adesão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado oficialmente pelo Brasil durante a COP30. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro em Belém, no dia 5 de novembro, com a presidenta do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, no contexto da Cúpula de Líderes organizada antes da COP30.
A presidenta Jennifer Geerlings-Simons lembrou que o Suriname é um dos três únicos países carbono-negativos do mundo, já que as florestas que cobrem cerca de 90% do território surinamês absorvem mais gases de efeito estufa do que o país emite. Realizou, na ocasião, entrega formal de carta de adesão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), reiterando o firme apoio do país à iniciativa.
Lula parabenizou a mandatária do Suriname, que é hoje a única mulher a liderar um país sul-americano, por sua eleição. Lembrou que, desde 2023, Brasil e Suriname já tiveram mais de dez encontros de nível presidencial ou ministerial, o que revela a solidez das relações bilaterais.
A presidenta Geerlings-Simons expressou o desejo de fortalecer a cooperação em áreas como políticas sociais, à luz da experiência do Bolsa Família, e agricultura, contando com o conhecimento da Embrapa. De sua parte, Lula expressou a disposição do Brasil de ampliar a interconexão viária e elétrica entre Brasil e Suriname. Ambos concordaram com a importância de preservar a América do Sul como zona de paz, de modo a assegurar o desenvolvimento sustentável da região.
O presidente Lula designou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para participar da cerimônia de comemoração dos 50 anos da independência do Suriname, em 25 de novembro próximo. Convidou a presidenta Geerlings-Simons a realizar visita de trabalho ao Brasil para aprofundar a cooperação, que acordaram promover até o mês de fevereiro de 2026.
