Ouvidoria-Geral da Presidência e Vice-Presidência da República
Bem-vindo(a) à Ouvidoria-Geral
A Ouvidoria-Geral é o canal oficial de interlocução entre o cidadão e os órgãos da Presidência e da Vice-Presidência da República. Sua missão é assegurar o direito de manifestação, promover a escuta ativa da sociedade e contribuir para o aprimoramento contínuo da gestão pública.
Por meio deste espaço, é possível registrar sugestões, solicitações, elogios, reclamações, denúncias e propostas de simplificação administrativa. As manifestações são analisadas com imparcialidade e encaminhadas às unidades competentes, com foco na transparência, integridade e eficiência dos serviços públicos.
Utilize a Plataforma Fala.BR para registrar sua manifestação. Sua participação fortalece o controle social e contribui para uma Administração Pública mais ética e responsiva.
Canais de Atendimento da Ouvidoria-Geral
Internet

No Fala.br você pode fazer pedidos de acesso à informação, denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões.
Carta

Endereço: Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, anexo III, ala B, sala 206, cep: 70150-900, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Para enviar e-mail para a Ouvidoria-Geral, use o endereço eletrônico:
Presencial

Endereço: Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, anexo III, ala B, sala 206, atendimento em dias úteis das 9h às 17h

ATENDIMENTO TELEFÔNICO
A Ouvidoria-Geral também oferece atendimento telefônico pelo número: +55 (61) 3411-2446.
Este canal é destinado exclusivamente à prestação de orientações aos cidadãos, esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações sobre como registrar manifestações por meio dos canais oficiais, que asseguram o devido registro e acompanhamento das demandas.
Faça sua manifestação
Acesso à Informação
A Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011, tem como objetivo garantir o direito constitucional de solicitar e obter informações dos órgãos e entidades públicas. Podem pedir informações pessoas de qualquer idade e nacionalidade, além de empresas e organizações. O acesso à informação é um direito de todos e um dever do Estado!
É importante não confundir manifestações de ouvidoria com pedidos de informação. As manifestações não têm por objetivo o acesso à informação propriamente dito.
A manifestação é uma forma de o cidadão expressar seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido.
Para fazer um pedido de informação relacionada aos órgãos da Presidência da República e Vice-Presidência da República clique aqui.
Fale com o Presidente
No Fale com o Presidente, você pode enviar uma mensagem para o Presidente da República. Ela será recebida e analisada pela equipe responsável pela documentação histórica do gabinete presidencial.
