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Capacitação
Inscrições abertas para últimas turmas do ano dos cursos de Gestão e Apuração da Ética - BÁSICO e AVANÇADO
Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de Gestão e Apuração da Ética – BÁSICO e AVANÇADO, ofertados pela Comissão de Ética Pública (CEP), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos acontecem na modalidade remota, ou seja, em uma sala virtual, por meio do aplicativo de videoconferência Zoom, na qual participantes e professor irão se encontrar nos dias e hora marcados. Cada turma disponibiliza 35 vagas.
Essas são as últimas ofertas de turmas do ano, dessa forma, recomendamos que os membros titulares e suplentes que ainda não tenham participado da capacitação aproveitem esta oportunidade e inscrevam-se o quanto antes!
CURSO DE GESTÃO E APURAÇÃO DA ÉTICA - BÁSICO
Inscrições abertas até 7 de setembro ou enquanto houver vagas.
Aulas on-line no período de 6 a 9 de outubro, das 9h às 12h.
CURSO DE GESTÃO E APURAÇÃO DA ÉTICA - AVANÇADO
Inscrições abertas até 7 de setembro ou enquanto houver vagas.
Aulas on-line no período de 20 a 24 de outubro, das 9h às 12h.
Pré-requisito
Para se inscrever no curso BÁSICO é necessário ter concluído o curso de Introdução à Gestão e Apuração da Ética Pública, disponível na modalidade EaD, na página da ENAP. Esse curso pode ser feito a qualquer momento! Caso ainda não tenha participado, clique aqui e inscreva-se já! Ressaltamos que, em 2025, o curso introdutório foi totalmente revisado e atualizado.
Para se inscrever no curso AVANÇADO, é necessário ter concluído o curso BÁSICO e o de Introdução à Gestão e Apuração da Ética. Todos os três cursos ofertados na Trilha de Aprendizagem da Ética são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento de competências técnicas necessárias às atividades das comissões setoriais.
Tópicos
Os principais tópicos a serem abordados nas aulas do curso BÁSICO são:
- Legislação e atos normativos que tratam sobre ética profissional de servidores públicos civis do Poder Executivo federal;
- Ética Profissional: relações sociais, virtudes profissionais, deveres e dilemas éticos da profissão e ética como instrumento de gestão;
- Comissão de Ética Pública e sua Secretaria-Executiva: composição, competências, organização e funcionamento;
- Plano de Trabalho da Comissão de Ética;
- Plano de comunicação (campanhas de prevenção e divulgação) e gestão documental dos trabalhos da Comissão.
Já no curso AVANÇADO são:
- Conflito de interesses: Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses (SeCI), processo de Consulta de Conflito de Interesses na CEP, medidas mitigatórias, condicionantes e punições;
- Acordo de Conduta Pessoal e Profissional (ACPP);
- Conflito no ambiente de trabalho: possíveis soluções, aplicação da comunicação não violenta e escuta-ativa;
- Técnicas de Mediação para resolução de conflitos;
- Processo ético.
Trilha de Aprendizagem da Ética
A Trilha de Aprendizagem da Ética inicia-se com o curso de Introdução à Gestão e Apuração da Ética Pública, na modalidade EaD, que pode ser feito a qualquer momento, inclusive antes do ingresso de um membro em uma comissão de ética.
O curso BÁSICO de Gestão e Apuração da Ética Pública é o segundo na Trilha de Aprendizagem para membros das CES, seguido do curso AVANÇADO.