Login Gov.BR para usuários dos órgãos ou entidades que atuam no Fala.BR
Continuando o processo de melhoria contínua da Plataforma Fala.BR, a Controladoria-Geral da União está promovendo mudanças na forma de acesso dos usuários SERVIDORES, assim identificados para fins de sistema, e vinculados aos órgãos que utilizam a plataforma para acessar e tratar as manifestações de ouvidoria e os pedidos de acesso à informação.
A partir do dia 19/01/2024, estes usuários deverão utilizar unicamente a conta Gov.br para acessar a plataforma. Assim, o credenciamento que ocorria utilizando o cadastro simples no sistema será desabilitado, sendo imprescindível que o acesso ocorra via autenticação Gov.br.
A conta Gov.br é uma identificação digital por meio de login único para acesso a serviços digitais governamentais. O acesso à Plataforma Fala.BR, por meio da conta Gov.br, está hoje disponível para servidores e cidadãos.
Se você já o utiliza, fique tranquilo(a), nenhuma medida será necessária. Se ainda não tem uma conta Gov.br, clique aqui e crie a sua. O processo para criação de conta Gov.BR está detalhado aqui.
Após a criação da conta gov.br, retorne ao login do Fala.BR e selecione a opção “Entrar com Gov.br”.
Então será levado à página de autenticação do Gov.BR e após a identificação positiva, levado de volta ao Fala.BR.
Perguntas e Respostas
1 - Qual o objetivo desta mudança?
2 - O que devo fazer antes da mudança?
3 - Como criar a conta Gov.BR?
6 - Não consegui acessar o Fala.BR usando minha conta Gov.br. O que devo fazer?
1 - Qual o objetivo desta mudança?
A mudança proporcionará o uso de ferramentas digitais de autenticação de dados pessoais a fim de que haja o devido credenciamento de agentes públicos que trabalham nos órgãos e utilizam a plataforma para que, no exercício de suas funções, recebam solicitações e fatos levados ao conhecimento da administração para adoção de providências, além de acessar informações pessoais de cidadãos.
A mudança também possibilitará a integração dos cadastros, corrigindo possíveis erros, nomes abreviados, dentre outros, considerando, também, a existência de registros em multiplicidade, fato em que se observa o uso do mesmo CPF em cadastros diferentes e perfis distintos que permitem acessar a plataforma.
2 - O que devo fazer antes da mudança?
Se você já acessa o Fala.BR com sua conta Gov.br, não precisa adotar nenhuma medida.
Se não possui conta Gov.br, acesse o link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/ e crie a sua.
Se já possui conta Gov.br e nunca acessou o Fala.BR por meio dela, acesse a tela de login do Fala.BR e selecione a opção “Entrar com Gov.br”.
3 - Como criar a conta Gov.BR?
Acesse o link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/ e crie a sua. O processo para criação de conta Gov.BR está detalhado em https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/contaacesso.html.
4 - O que ocorrerá com a minha conta? Irei perder todo o meu histórico de dados e manifestações antigas?
Não. A mudança proposta não acarretará nenhuma perda de dados ou mudança nos dados cadastrais. A única mudança será em relação à autenticação do usuário, ou seja, na forma de acesso. Em vez de realizar o login com a senha da Plataforma Fala.BR, será utilizada a conta Gov.br e a senha que ali foi registrada. Como o cadastro permanecerá o mesmo, dados relacionados a manifestações tratadas, realizadas, tramitadas para o servidor, enfim, qualquer dado vinculado ao seu perfil permanecerá registrado e inalterado.
5 - Com essa mudança, também terei que realizar login pelo Gov.br para registrar manifestações em meu nome?
Não. A mudança neste momento envolve autenticação apenas para o perfil SERVIDOR. Como CIDADÃO, haverá duas possibilidades para realizar manifestações. A primeira opção ocorre quando você possui dois usuários diferentes no mesmo cadastro: um de SERVIDOR para realizar suas atividades enquanto vinculado à uma ouvidoria e/ou responsável para dar tratamento aos pedidos de acesso à informação e outro de CIDADÃO para realizar e acompanhar o tratamento das suas próprias manifestações.
Uma outra opção é criar ou utilizar um segundo cadastro apenas para realizar suas manifestações como cidadão. Nesse caso, como o usuário não atuará na qualidade de SERVIDOR, não será obrigatório utilizar o Gov.br como forma de acesso. Assim, caso prefira, ainda será possível que o servidor possua um outro cadastro na Plataforma Fala.BR na qualidade de CIDADÃO, desvinculado do cadastro utilizado para acessar a plataforma como SERVIDOR.
6 - Não consegui acessar o Fala.BR usando minha conta Gov.br. O que devo fazer?
Certifique-se de que o CPF cadastrado no Fala.BR está correto. Para isso, acesse o sistema e clique no ícone “Meu Usuário”. No campo Doc. de identificação (tipo), observe se o tipo marcado é o CPF e se o número está correto.
Por fim, a fim de auxiliá-los caso haja alguma inconsistência, orienta-se que os procedimentos de autenticação no Gov.br sejam realizados antes da data limite em que o sistema exigirá tal credenciamento para o perfil SERVIDOR.
Qualquer divergência, procure o(a) responsável pela ouvidoria ou SIC do seu órgão. Ele(a) deverá encaminhar uma manifestação, informando nome completo, órgão e CPF do(a) servidor(a) para que a equipe da CGU possa auxiliá-los em alguma situação não prevista nas orientações acima descritas.