Dimensão Essencial
-
-
Tratamento de manifestações
Leitura:
1) Manual FalaBr - Tratar manifestações (CGU) (Tempo médio de leitura: 40min)
2) Manual de Triagem e Tratamento de Manifestações de Ouvidoria Plataforma Fala.BR - (Tempo médio de leitura: 20min)
-
Proteção ao denunciante e tratamento de denúncias
Curso EaD:
1) Proteção ao denunciante e Tratamento de denúncias em Ouvidorias (20h)
Vídeos:
1) Proteção ao denunciante e Tratamento de denúncias - Parte 1 (Duração: 2h58)
2) Proteção ao denunciante e Tratamento de denúncias - Parte 2 (Duração: 3h10)
3) Proteção ao denunciante e Tratamento de denúncias - Parte 3 (Duração: 3h24)
-
Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD
Curso EaD:
1) Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais (10h)
Vídeos:
1) Tratamento de informação pessoal em face da LAI e da LGPD (Duração: 1h32)
2) Implementação da LGPD – Aula 1 (Duração: 3h14)
3) Implementação da LGPD – Aula 2 (Duração: 3h24)
4) Implementação da LGPD – Aula 3 (Duração: 3h31)
-
Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública
Cursos EaD:
1) Acesso à Informação (20h)
2) Governo aberto: Transparência e dados abertos (10h)
Vídeos:
1) LAI: Informações classificadas (Duração: 1h42)
2) LAI: Um caminho para otimizar o Serviço de Informação ao Cidadão (Duração: 2h13)
-
Código de Defesa do Usuário de Serviço Público
Cursos EaD:
1) Serviços Públicos no Brasil e a Nova Lei de Proteção ao Usuário - Lei 13.460/17 (9h)
2) Serviços públicos e Defesa do usuário (20h)
Leitura:
1) Oficina de Simplificação e Carta de Serviços - CGU (tempo médio de leitura: 40 min)
2) Artigo: Carta de Serviços - uma abordagem centrada no cidadão e na qualidade do atendimento ao público (Tempo médio de leitura 10 min)]
-
Comunicação não-violenta
Curso EaD:
1) Comunicação não-violenta, empatia e cooperação (10h)
Leitura
1) Artigo: Comunicação não-violenta no ambiente de trabalho (Tempo médio de leitura: 10min)
Material complementar:
1) Livro: Comunicação não violenta - Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Marshall B. Rosemberg)
-
Relacionamento com o cidadão
Curso EaD:
1) Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar? (20h)
2) Comunicação Pública e Gestão de Relacionamento com o Cidadão (20h)
Vídeo:
1) Brené Brown sobre Empatia (Duração: 3min)
-
Atendimento em ouvidoria
Vídeos:
1) Atendimento em Ouvidoria: Módulo 1 (Duração: 3h10)
2) Atendimento em Ouvidoria: Módulos 2 e 3 (Duração: 2h53)
-
Relatórios e Análises gerenciais
Cursos EaD:
1) Elaboração de indicadores de desempenho institucional (25h)
-
Avaliação de serviços públicos
Curso EaD:
1) Avaliação da qualidade de serviços como base para gestão e melhoria de serviços públicos (20h)
Vídeos:
1) Avaliação de Serviços Públicos 2022 – Aula 1 (Duração: 2h54)
2) Avaliação de Serviços Públicos 2022 – Aula 2 (Duração: 3h01)
-
Assédios e Letramento de gênero
Curso EaD:
1) Inclusão de gênero na ponta da língua (8h)
Vídeos:
1) Guia lilás na prática: Papel das Ouvidorias e Corregedorias nas denúncias de assédio sexual (Duração: 1h23)
2) Guia lilás na prática: Papel das Ouvidorias e Corregedorias nas denúncias de assédio sexual nas IFES (Duração: 1h31)
3) Assédio Moral, o que é e o que não é (Duração: 1h)
4) Você sabe o que é assédio sexual no ambiente de trabalho? (Duração: 2 min)
Leitura:
1) Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal 2023 (Tempo médio de leitura: 30min)
-
Tratamento de manifestações