Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
MME testa aplicativo do Luz para Todos e reforça ações de inclusão energética na Bahia
- Foto: Arte/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nessa segunda-feira (10/11), uma visita técnica à Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, unidade de conservação federal localizada na Bahia. A ação teve como objetivo avaliar a implementação dos programas Luz para Todos (LPT) e Luz do Povo, que promovem o acesso universal e sustentável à energia elétrica em comunidades rurais e tradicionais do país.
“A visita reforça o compromisso do MME em garantir que o acesso à energia elétrica chegue a todos os brasileiros, de forma sustentável e com qualidade. O trabalho que realizamos em Canavieiras é um passo importante para ampliar o alcance dos programas Luz para Todos e Luz do Povo, além de levar inclusão energética a quem mais precisa”, disse o diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica, André Dias.
A Resex Canavieiras conta com 400 famílias residentes na região, das quais 140 ainda não possuem acesso à energia. A visita foi realizada nas comunidades Barra Velha, Peso e Campinhos para avaliação do desempenho da implementação do LPT na região. Para aquelas que já contam com energia elétrica, o diretor apresentou o Luz do Povo, programa do Governo do Brasil que garante gratuidade para consumidores que consumirem até 80 kWh/mês.
O MME também realizou o teste piloto do aplicativo do Luz para Todos, uma plataforma digital que busca facilitar o cadastro e acompanhamento das solicitações de atendimento do programa em regiões rurais e remotas da Amazônia Legal e outras áreas do país, visando atender 1,2 milhão de pessoas.
A iniciativa confirma o avanço e a efetividade das políticas de inclusão energética conduzidas pela Pasta, reforçando o compromisso do Governo do Brasil com a democratização do acesso à energia, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem em áreas remotas.
Além do MME, participaram da visita promovida pela Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras (AMEX), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), a WWF-Brasil e lideranças comunitárias locais.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn