Notícias
LUZ PARA TODOS
MME reforça inclusão energética e sustentabilidade com sistemas solares em Surucucu (RR)
- Foto: Arte/MME
Luz, tecnologia e dignidade: a chegada da energia solar segue transformando a realidade nas regiões remotas da Amazônia. Em outubro de 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do programa Luz para Todos (LPT), entregou três sistemas fotovoltaicos no Centro de Referência em Saúde Indígena de Surucucu, no município de Alto Alegre, em Roraima (RR). A iniciativa garante energia limpa e contínua a uma unidade que atende 46 aldeias Yanomami, beneficiando cerca de 2,7 mil pessoas no coração da floresta amazônica.
“Levar energia a quem mais precisa é iluminar vidas e criar oportunidades. Cada sistema instalado representa um passo concreto rumo a um Brasil mais justo e sustentável. Na Amazônia, essa luz significa saúde, cidadania e dignidade para as comunidades atendidas. Esse é um compromisso do Ministério de Minas e Energia com a inclusão energética, com o uso de fontes renováveis e com o desenvolvimento que respeita as pessoas e o meio ambiente”, afirmou o secretário Nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho.
A ação integra os programas Luz para Todos e Luz do Povo, que têm levado energia elétrica a milhares de famílias brasileiras. Em Roraima, os resultados já são expressivos, o Luz do Povo beneficia 45,7 mil unidades consumidoras, representando 23% das residências no estado. Já o Luz para Todos, desde o início do programa, beneficiou mais de 100 mil pessoas, com R$ 332 milhões em investimentos.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do MME na promoção da inclusão energética, da transição para o uso de fontes renováveis e da integração social de comunidades que, por muito tempo, estiveram à margem do acesso à energia, um direito fundamental que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento sustentável.
Para o atendimento de forma plena ao centro de referência da Secretaria de Saúde Indígena, há previsão, ainda em 2025, de construção de uma usina solar pelo Programa Luz para Todos com capacidade de gerar 12.744 kWh. O empreendimento tem investimento avaliado em R$ 31 milhões, assegurando o funcionamento de serviços essenciais de saúde e melhorando a qualidade de vida das comunidades indígenas atendidas.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn