Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
MME destaca o protagonismo dos municípios na transição energética
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (28/10), do Congresso Nacional de Políticas Públicas Estratégicas Municipalistas (CONAPEM), que reuniu gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios e oportunidades da transição energética no âmbito municipal. O encontro teve como objetivo reforçar a importância da implementação de políticas sustentáveis e do uso de fontes renováveis para consolidar uma matriz energética mais limpa, eficiente e inclusiva no país.
Participando da abertura do evento, o secretário Nacional de Energia Elétrica do MME, João Daniel Cascalho, destacou o protagonismo dos municípios no processo de transição energética e o papel da energia na melhoria da qualidade de vida da população.
“Falar de transição energética no âmbito dos municípios é mais do que oportuno, é um gesto de coragem e compromisso com o futuro. O CONAPEM nasce com esse propósito e no tempo certo, às vésperas da COP-30, quando o mundo olha para o Brasil como referência na agenda ambiental. É nas cidades que a energia se transforma em qualidade de vida, na iluminação pública eficiente, na mobilidade elétrica, nas escolas e hospitais com energia solar, e na redução de custos que libera recursos para investir em saúde, educação e infraestrutura”, disse.
A transição energética representa uma oportunidade para que os municípios reduzam despesas com energia elétrica e destinem os recursos economizados a áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. Além disso, o avanço da energia limpa reduz a dependência de combustíveis fósseis e impulsiona cadeias produtivas locais, estimulando, dessa forma, o desenvolvimento regional.
Ainda durante o evento, João Daniel Cascalho ressaltou o compromisso da Pasta em promover a inclusão energética social por meio de programas estruturantes. “O Ministério de Minas e Energia tem apostado em um Brasil como um líder mundial na geração de energia limpa e no exemplo de inclusão social, igualdade e inovação, apoiando ações que também fortaleçam essa atuação nos municípios. Programas como o Luz para Todos e o Luz do Povo aproximam a energia limpa da população e ampliam o acesso a um serviço essencial que transforma a realidade de milhões de brasileiros”, destacou o secretário.
Temas estratégicos, como a modernização das redes de transmissão, a integração entre fontes renováveis e não renováveis e o potencial do hidrogênio verde como vetor de crescimento sustentável, também foram discutidos durante o CONAPEM. O evento reforçou, ainda, a importância da representatividade dos municípios na agenda energética nacional, promovendo o compartilhamento de boas práticas e experiências entre gestores de todo o país.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn