Notícias

Comemoração na área nuclear

Aniversário IRD - 49 anos: apresentações virtuais de 22 a 26 de março

Publicado em 18/03/2021 14h14 Atualizado em 18/03/2021 16h16

IRD 49 anos   O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro,  completa 49 anos de fundação no dia 21 de março e programou uma série de apresentações virtuais, de 22 a 26/03, com a abordagem dos principais temas que compõem o espectro institucional que tocam diretamente o cidadão. Para a diretora do instituto, Angélica Wasserman, é fundamental transformar as dificuldades em oportunidades. Assim, já que estamos em um cenário bastante restrito para atividades presenciais, a comemoração do aniversário do IRD desse ano vai seguir um modelo diferenciado: ao invés de recebermos nossos convidados em nossas instalações, levaremos nosso instituto às suas casas, graças ao uso corrente das plataformas de reuniões virtuais.

“Este modelo possibilita um acolhimento maior: poderemos interagir, nessa data tão preciosa, com a sociedade, ampliando sua percepção de alguns aspectos do setor nuclear e o papel do nosso instituto para o setor, ao mesmo tempo, carregando de significado, para não especialistas, palavras como radioproteção e dosimetria, entre outras. Uma outra forma de visita virtual institucional”. Na abertura da semana, ela recebe o presidente da CNEN Paulo Roberto Pertusi e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão, Madison Coelho de Almeida. O evento, de livre acesso para o grande público, será veiculado na plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisas (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ird-programa-de-pos-graduacao-ppg). 

O instituto foi criado a partir do Laboratório de Dosimetria na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), tornando-se, com o desenvolvimento  e ampliação de suas atividades, um dos mais importantes centros da América Latina dedicados à proteção radiológica, dosimetria, metrologia das radiações ionizantes, referência  na América Latina no atendimento a emergências radiológicas e nucleares e com uma divisão exclusivamente voltada à física médica, para estudos em radiodiagnóstico, radioterapia e medicina nuclear. É um dos institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e sedia o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes, designado pelo Inmetro.

Na direção do Laboratório de Dosimetria estiveram Edgard Meyer e Anna Maria Campos de Araújo, contando inicialmente com quatro servidores. A atribuição básica do laboratório consistia em calibrar monitores de radioproteção utilizando fontes de referência e realizar monitoração ambiental do impacto das explosões atômicas ocorridas no hemisfério norte. Em 21 de março de 1972 a nova instalação do Laboratório de Dosimetria foi inaugurada e, em 29 de janeiro de 1974, foi aprovada a atual denominação, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD.  O primeiro presidente do instituto foi Rex Nazaré Alves, que ser tornou mais tarde presidente da CNEN.

  

 

Serviço: De 22/03 a 26/03/2021, palestras online

Abertura, dia 22/03, às 14 horas: A Diretora do IRD Angélica Wasserman recebe o Presidente  da CNEN Paulo Roberto Pertusi e o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN Madison Almeida. Na sequência, "Ciência e tecnologia das radiações em favor da vida" é o tema da palestra de Lídia Vasconcellos de Sá (IRD/CNEN). 

Acesso: Livre, sem necessidade de inscrição prévia, pelo endereço
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ird-programa-de-pos-graduacao-ppg

 

ird 49 anos prog