Notícias
Barão e baronesa de Itamarandiba (PZ)
Joaquim Vidal Leite Ribeiro, nascido em São João del Rey em 31 de outubro de 1818, foi um senhor de terras e escravos e político em Mar de Hespanha, na província de Minas Gerais, e banqueiro em Juiz de Fora. Filho do capitão de ordenanças Francisco Leite Ribeiro e de d. Teresa Angélica de Jesus, Joaquim Vidal se casou com d. Alexina Fontoura de Andrade (01/06/1839-19/09/1916), natural de Santa Catarina, filha de Fernando Gomes Caldeira de Oliveira Fontoura e d. Maria José da Fontoura e Castro. Tiveram juntos oito filhos, entre eles o barão de Santa Margarida. Joaquim Vidal Leite Ribeiro foi agraciado barão por decreto de d. Pedro II de 15 de junho de 1881, tornando-se ele e sua esposa barão e baronesa de Itamarandiba. O barão faleceu em 7 de janeiro de 1883.
A documentação que compõe o fundo foi doada ao Arquivo Nacional por seu neto, Armando Vidal Leite Ribeiro, em 1965. É composta de escrituras de
venda de escravizados, de uma relação de escravizados pertencentes a Jacinto Manoel Monteiro de Barros, de registros da coletoria referentes à compra e à morte de escravizados. Há ainda documentos relativos a uma dívida hipotecária entre Jacinto Manoel Monteiro de Barros e a baronesa de Itamarandiba.