Notícias
Circuito visual
OBJETOS QUE INSISTEM EM FALAR – Equipamentos sonoros e audiovisuais no Arquivo Nacional
A proposta da intervenção visual OBJETOS QUE INSISTEM EM FALAR - Equipamentos sonoros e audiovisuais no Arquivo Nacional nasce do desejo de ampliar a experiência do público do festival Arquivo em Cartaz, criando um espaço sensorial e educativo que una a materialidade da história audiovisual – por meio de equipamentos antigos e possíveis reproduções de cartazes documentos – ao compromisso do Arquivo Nacional com a preservação da memória cinematográfica brasileira.
No cotidiano de uma instituição com arquivos sonoros e audiovisuais, alguns objetos são onipresentes. Lidando diariamente com eles, servidores e terceirizados se afeiçoam, tratam com carinho, organizam o espaço a partir deles. O carinho fica mas a obsolescência quase sempre chega. Neste momento, se transformam em peças com histórias de uso e desuso e que contam um pouco do engenho humano de produzir meios para reproduzir imagens, sons, ideias. Uma luta contra o tempo e o espaço, pois a reprodução permite uma singeleza que no nosso mundo atual pode nos parecer óbvia: a fantasmagoria. Trata-se do mesmo som, da mesma imagem, desvinculadas fisicamente de quem os emitiu. Em outra hora, outro local, a lembrança de um trem chegando na estação, ou de uma orquestra – invisível – que toca novamente a música que assistimos ao vivo.
A presença física desses objetos reforça o elo entre a produção audiovisual e sua salvaguarda, permitindo ao público perceber o percurso histórico da técnica, do design, da estética e do fazer audiovisual no Brasil.
Além disso, a instalação dialoga diretamente com os objetivos do festival (que celebra o cinema de arquivo e o patrimônio audiovisual) ao destacar os bastidores da preservação e o papel dos arquivos nesta salvaguarda, bem como com o papel do Arquivo Nacional como instituição de preservação, difusão e educação patrimonial.
A galeria ficará aberta à visitação de 20 a 24 de outubro na Cave do Arquivo Nacional.