Mostra Arquivos do Amanhã
A Mostra Arquivos do Amanhã integra a programação oficial do 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. A atividade é desenvolvida no âmbito educacional do festival e tem como objetivo estimular a produção de registros audiovisuais a partir do ponto de vista de crianças e adolescentes.
A mostra exibirá curtas-metragens produzidos por crianças, adolescentes e jovens que documentem eventos, fatos, lugares, costumes ou tradições significativas de seu tempo e sirvam como memória audiovisual para os arquivos do futuro.
Os filmes inscritos serão exibidos durante a programação do festival Arquivo em Cartaz em 23 de outubro. Além disso, os curtas ficarão disponíveis no canal do Arquivo Nacional no Youtube.
As inscrições ocorreram no período de 16 de junho a 22 de setembro de 2025. Confira os filmes inscritos e que serão exibidos na Mostra Arquivos do Amanhã:
Literalize Piçarras
15min, Brasil, 2022
De Andrielly Vitória Pereira, Bernardo Wharton Grecco, Carolina Linhares Ramos, Emanuele Dutra Moro, Luana Bandeira de Araujo e Ticiane Rozati Lima.
“Literalize Piçarras” é um documentário realizado de forma coletiva pelos alunos da Oficina Audiovisual “Documentário: do papel para tela” 2022, da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras, sob a coordenação do professor e produtor audiovisual Jonatan Gentil. O filme é um curta-metragem de 15 minutos que aborda, em três capítulos, o tema da literatura à partir do município de Piçarras.
Censura: Livre
Entre Aulas
13min26, Brasil, 2025
De Marizele Garcia
Após fugirem da aula, Monique e Lauany se juntam a Renan para ir a um casarão abandonado, atraídos pela lenda de uma menina perdida. Nessa manhã comum no interior, o tempo se dilata.
Censura: Livre
Tô gravando a/na escola
4min35, Brasil, 2024
De Karla Lopes Beck / Tânia Alves da Silva, CEI Profª Zuleika Hellmeister Novaes
Pesquisar com as crianças é deixar-se ser levada por caminhos desconhecidos. Igualmente é gravar, produzir filmes com as crianças. Somos convidadas/os a deslocar o nosso olhar. Há o imprevisível, o inesperado. Elas contam de si e do grupo, das coisas que as afetam, que as tocam. Em nosso cotidiano, pesquisando a educação das relações étnico-raciais, as crianças expressam suas percepções, conforme podemos ver neste filme.
Censura: Livre
Dakobo
10 min, Brasil, 2023
De Felipe dos Santos
Enquanto descansam da partida de futebol, João Luis (11 anos) conta para seu vizinho brasileiro Antônio (13 anos) como era a sua vida na Venezuela.
Censura: livre
Não é sempre que se faz 60 anos
3 min, Brasil, 2024
De Cecília Carolinny de Oliveira Xavier, Escolha Estadual Carlos Chagas
A Escola Estadual Carlos Chagas foi fundada em 21 de agosto de 1964, em Lassance, por Beatriz das Dores Ferreira, que escolheu o nome em homenagem ao médico e cientista Carlos Chagas. Ao longo dos anos, muitas pessoas passaram por suas salas de aula, e hoje, algumas até lecionam nela, como é o caso da professora Sidnéia Nascimento. Entre fotografias antigas e relatos guardados na memória, a história da escola continua viva.
Censura: Livre
No Instante Desse Sorriso
12 min18, Brasil, 2024
De Alan Orlando
Sinopse: Na periferia de uma cidade do interior do RS, duas crianças filmam os arredores de onde moram.
Censura: Livre
Sabia que a África é um continente?
3min04, Brasil, 2024
De Tânia Alves da Silva; Karla Lopes Beck, CEI Profª Zuleika Hellmeister Novaes
Neste filme as crianças apresentam suas percepções e conhecimentos sobre o continente africano. Sabia que a África é um continente? Com esta pergunta/afirmação, o filme se movimenta. Pode parecer inacreditável, mas tem muitas pessoas que acreditam que a África é um país. Dos símbolos Adinkra, das máscaras africanas, das discussões em roda, muitos fios e muitas mãos tecem o nosso fazer cotidiano. De muitas formas, as crianças expressam os seus saberes e apresentam narrativas de (re) Existências.
Censura: Livre
Se elas dançam, eu danço
3min14, Brasil, 2024
De As crianças, Tânia Alves da Silva, Karla Lopes Beck, CEI Profª Zuleika Hellmeister Novaes
Dança, corpo, movimento, comunicação, afetos, histórias, memórias. Dançar é uma forma de se comunicar, de contar histórias, de construir vínculos, de se divertir. Este filme apresenta algumas possibilidades de danças, músicas e brincadeiras africanas e afro-brasileiras para as crianças pequenas. As experiências vividas com as crianças são cheias de ritmos e plenas de sentidos.
Censura: Livre
Lentes Mirins
5min18, Brasil, 2025
De Frederico Lopes
Lentes Mirins é o cotidiano das crianças na Comunidade Guarani Kaiowá, em Contagem/MG. Sujeitos que brincam, estudam, trabalham, lutam e se desenvolvem em meio às dificuldades e superações da vida. O curta, filmado pelas próprias crianças Guarani Kaiowá, é uma produção experimental, rica em sensibilidade e irreverência. Fruto de oficinas fotográficas, com câmeras digitais, Lentes Mirins apresenta o olhar das crianças sobre a Comunidade, o bairro Ressaca e a cidade de Contagem. As crianças GK, com suas Lentes Mirins, nos ensinam que a terra pertence a quem faz dela viva.
Censura: Livre
A Cor da Pele Importa?
14min14, Brasil, 2025
De GET Grécia, Coletiva Estudantes do Nono ano, audiovisual e História.
Sinopse: A partir de uma aula de História sobre a importância da coleta de dados do IBGE para a sociedade brasileira e sua relevância para as políticas públicas, os alunos resolveram eleger os dados sobre cor e raça no Brasil. Fizeram um debate sobre se a cor da pele importa no país em que vivemos e, então, surgiram vários depoimentos sobre como ainda a cor faz diferença no tratamento das pessoas na sociedade em que vivem. Diante dos debates, chegaram à conclusão de que o racismo pode ser encontrado da infância até a vida adulta. Em algum momento de suas vidas, infelizmente, eles poderão ter a necessidade de enfrentar situações racistas. Denunciar tais situações é combater o silêncio que existe, invisibilizando a dor de grande parte da população.
Censura: Livre
Você conhece?
3min55, Brasil, 2024
De Crianças da Turma da Pesquisa e Crianças da Turma do Brasil, Tânia Alves da Silva, CEI Profª Zuleika Hellmeister Novaes
Sinopse: Este filme apresenta a relação das crianças com personalidades negras importantes e que lutam e lutaram contra formas de segregação, de racismo, tendo como inspiração a obra “Parede da memória”, de Rosana Paulino, construímos uma parede da memória com essas personalidades.
Censura: Livre
Todo dia é 20 de novembro
7min30, Brasil, 2023
De Coletiva, Ginásio Educacional Tecnológico Grécia
Dois estudantes conversam na sala de leitura da escola sobre as mudanças que estão acontecendo na Sociedade através dos Movimentos Sociais e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornam obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar com ênfase nas disciplinas de História, Arte e Literatura, objetivando a educação para as relações étnico-raciais. Um dos alunos aproveita para citar um filme que a avó viu e que mostra bem a falta de representatividade de pessoas negras em espaço público.
Censura: Livre
Todos Os Sonhos Do Mundo
16 min46, Brasil, 2024
De Victor Vinícius
Oito estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas, uma pública e uma privada, revelam suas rotinas enquanto falam sobre expectativas para o futuro e o papel da educação em suas vidas. Com filmagens feitas pelos próprios alunos, conhecemos suas aspirações, desafios e como eles enxergam a relação entre a escola e seus sonhos.
Censura: Livre
Uma carta para Anne Frank
08min21, Brasil, 2023
De Coletiva, Ginásio Educacional Tecnológico Grécia
Uma aluna ao ler a história do Diário de Anne Frank associa a sua história ao ocorrido na sua comunidade que fica localizada na Cidade Alta, na cidade do Rio de Janeiro. Marca a tomada de poder do território por facções rivais.
Foi trabalhado como suporte para a turma o livro Diário, a Declaração dos Direitos Humanos, o filme Minha querida Anne Frank e o poema A Borboleta – por Pavel Friedmann. Este poema foi escrito por Pavel Friedmann, no campo de concentração de Theresienstadt, em 4 de junho de 1942.
Censura: Livre
Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita, contando com oficina, exibição de filmes, debates, entre outras atividades. Fique atento às atualizações da programação aqui pelo site e nas redes sociais do festival e do Arquivo Nacional.
______________________________________________________________________________________________________
Confira o regulamento:
10º ARQUIVO EM CARTAZ - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUIVO
MOSTRA ARQUIVOS DO AMANHÃ
REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES
1. SOBRE O ARQUIVO EM CARTAZ
O Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo é realizado pelo Arquivo Nacional desde 2015 e tem como objetivo promover a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para sua preservação e incentivando o uso de documentos de arquivos em novas produções. Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita, contando com exibições de filmes, realização de debates e de oficinas técnicas, entre outras atividades de capacitação e educacionais.
2. SOBRE A MOSTRA ARQUIVOS DO AMANHÃ
A Mostra Arquivos do Amanhã integra a programação oficial do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. A atividade é desenvolvida no âmbito educacional do Festival e tem como objetivo estimular a produção de registros audiovisuais a partir do ponto de vista de crianças e adolescentes, promovendo o contato com o fazer cinematográfico e a reflexão sobre memória e futuro. Todos os filmes inscritos que atenderem aos critérios estabelecidos nesse regulamento serão exibidos em uma sessão presencial, durante o Festival.
3. SOBRE A INSCRIÇÃO DE FILMES PARA A MOSTRA ARQUIVOS DO AMANHÃ
3.1. A inscrição na Mostra Arquivos do Amanhã é gratuita.
3.2. Período de inscrição será de 16 de junho a 22 de setembro (até 22 horas – horário de Brasília).
3.3. Serão aceitos materiais audiovisuais produzidos por crianças e adolescentes, até 17 anos de idade, com temática livre, que documentem fatos, lugares e tradições significativas de seu tempo e sirvam de memória para os arquivos futuros.
3.4. As inscrições podem ser realizadas por pessoas físicas vinculadas, ou não, às escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental ou médio, ou ainda de projetos educativos de organizações não governamentais (ONGs).
3.5. Não serão aceitos filmes inscritos na Mostra Competitiva deste Festival.
3.6. Não serão aceitos filmes que já tenham sido inscritos em edições anteriores da Mostra Arquivos do Amanhã.
3.7. As inscrições dos materiais audiovisuais produzidos por crianças e adolescentes, até 17 anos de idade, devem ser realizadas por indivíduos maiores de 18 anos.
3.8. Os filmes devem ter no mínimo 2 minutos e no máximo vinte minutos de duração.
3.9. Serão aceitos filmes produzidos com câmeras portáteis, tablets ou celulares, observando padrões razoáveis de qualidade técnica.
3.10. O filme deverá ser enviado exclusivamente por meio virtual.
3.11. O preenchimento do formulário de inscrição é feito pela internet, em formulário disponível em https://forms.office.com/r/anYiseyuCf . O link também será disponibilizado no site do Arquivo Nacional e nas suas redes sociais e do Arquivo em Cartaz.
3.12. Os filmes deverão ser inscritos obrigatoriamente em dois formatos:
3.12.1. Formato para download:
a) Deverão ser informados o link para download e a senha, quando for o caso.
b) Link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitam a visualização do filme, invalidam a inscrição.
c) Não serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.
3.12.2. Formato para visualização:
a) Deve ser informado o link para visualização do filme;
b) O filme deve estar disponível em plataformas como Youtube ou Vimeo
3.13. É necessário o envio dos materiais de divulgação do filme, que consistem em fotografia e trecho de divulgação do filme. Ambos devem ser enviados em formato para download e estar de acordo com as seguintes instruções:
3.13.1. Fotografia de divulgação do filme:
a) Fotografia em orientação retrato (vertical);
b) O nome do arquivo da fotografia não deve conter caracteres especiais como acentos, sinais gráficos como por exemplo til, sinais diacríticos como por exemplo “ç”;
c) O tamanho do arquivo deve ser entre 500Kb e 3MB;
d) Os formatos aceitos são JPG, JPEG.
3.13.2. Trecho de divulgação do filme:
a) Devem ser informados o link para download e a senha, quando for o caso;
b) Link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitam a visualização do trecho de divulgação do filme, invalidam a inscrição;
c) Não serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.
3.14. Os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e sítio eletrônico oficial do evento. Atenção ao preencher o formulário.
3.15. A divulgação da lista de filmes selecionados para exibição na Mostra Arquivos do Amanhã, do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, está prevista para ser feita no mês de 24 de outubro de 2025.
3.16. Os filmes exibidos na Mostra Arquivos do Amanhã recebem certificados de participação produzidos a partir de dados extraídos do formulário de inscrição. Atenção ao preencher o formulário.
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. A inscrição de filmes na Mostra Arquivos do Amanhã do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo implica automaticamente na aceitação, por parte dos pais ou responsáveis pelos menores realizadores dos filmes, das seguintes exigências:
4.1.1. Os participantes cedem, automaticamente, ao Arquivo Nacional os direitos de transmissão de extratos dos filmes selecionados para divulgação da programação do evento.
4.1.2. As obras inscritas e selecionadas estarão, automaticamente, autorizadas a integrar a programação do Arquivo em Cartaz 2025, podendo ser exibidas no canal do YouTube, bem como em todas as mídias institucionais do Arquivo Nacional e do próprio festival.
4.1.3. Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e documentos de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.
4.2. A coordenação do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.
4.3. Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes na Mostra Arquivos do Amanhã e a participação do filme selecionado na programação do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo vinculam os pais ou responsáveis legais pelos produtores do filme à plena aceitação deste regulamento.