Encontro de Pesquisadores
Fórum de reunião de profissionais de variados perfis e origens que atuam com pesquisa em acervos de audiovisual para integrar novas obras cinematográficas. O primeiro encontro ocorreu na edição do festival de 2019 e se tornou parte integrante da programação do Arquivo em Cartaz.
Para essa edição, pretendemos debater a Pesquisa na cidade: como o método, a rotina e as consequências da pesquisa se inscrevem no território. O ato de pesquisar é individual? Coletivo? Traz resultados nacionais? Locais? É fator decisivo para a criação de comunidades de interesses afins, grupos e espaços?
Para debater o tema, participarão da mesa, Gustavo Soranz (Rizoma Audiovisual), Pedro Rajão (Projeto NegroMuro/Leão Etíope do Méier) e Bianca França (EtnoMuseu), com mediação do Maria do Carmo Texeira Rainho. O encontro terá formato híbrido, dia 21 de outubro às 10h, no auditório do Arquivo Nacional e será transmitido ao vivo pelo YouTube.
Bianca França
Doutora em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV), mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/ MAST), licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com especialização em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes, e especialização em Docência pela IFMG/ Arcos. Colaboradora no projeto CAPES de biografias indígenas "Os Brasis - Memórias indígenas". Colaboradora do EtnoMuseu - Laboratório ligado ao Setor de Etnologia e Etnografia e ao Departamento de Antropologia do Museu Nacional. Seus interesses acadêmicos giram em torno dos estudos sobre Patrimônio e História dos indígenas brasileiros; processos de formação de coleções etnográficas no século XX e sua revisitação, releitura e curadoria participativa pelos indígenas que os produziram. Trabalha desde 2017 com acervos digitais de antropologia e etnologia. Na área de Educação, atua com pesquisa sobre o uso das Tecnologias e Informação na área de História. É autora de material para graduação em História na modalidade EAD. Autora do livro "Mil Peças:" Coleções Ticuna do Museu Nacional e diretora e produtora do documentário "Para Berta, com amor", lançado em 2023 e indicado à 3ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Luanda - DocLuanda.
Gustavo Sonraz
Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), campus Bauru. Vinculado ao Departamento de Audiovisual e Relações Públicas (DARP) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom). Pesquisa o cinema na Amazônia e a Amazônia no cinema. Publicou os livros Território imaginado – imagens da Amazônia no cinema (Muiraquitã, 2012); O cinema de Trinh T. Minh-ha – intervalos entre antropologia, cinema e artes visuais (Sulina, 2019) e Cinema no Amazonas 1960-1990 (Rizoma Audiovisual, 2022). Organizou o livro Filmar a Amazônia (Rizoma Audiovisual, 2020). Dirigiu os documentários A Amazônia segundo Evangelista (2011) e A Amazônia como palco (2024). Codirigiu com Erlan Souza os documentários Gentil (2018), Intercâmbio de perspectivas: Roy Wagner na Amazônia (2022) e a série documental Amazônia Postal (2017). Foi curador da Mostra Amazônia do Filme Etnográfico (2006 a 2011), da Mostra Histórias do Brasil Profundo (2020) e da II Mostra Pan-Amazônica de Cinema (2025).
Pedro Rajão
Pedro Rajão é o idealizador, pesquisador e produtor do NegroMuro. Há mais de 10 anos presente no chão de sala de aula, nas inúmeras reuniões para viabilizar cada muro e nas longas horas de pesquisa atrás de arquivos valiosos e depoimentos históricos, ou seja, um operário da memória negra. Escavador, seu papel é revelar as inúmeras biografias escondidas pelo racismo que fundou o Rio e o Brasil. Também idealizador e produtor do Leão Etíope do Méier que há 10 anos atua de forma gratuita em espaços públicos do subúrbioo e já realizou aulas públicas com Marielle Franco, Carlos Moore, Nei Lopes, além de shows de artistas como Zezé Motta, Teresa Cristina, Carlos Malta, Hermeto Pascoal, Jards Macalé, Carlos Dafé, Hamilton de Holanda, bem como palestras e lançamentos de livros de Luiz Antonio Simas, Renato Noguera, Katisucia Ribeiro e grande elenco.. Diretor e produtor do documentário ‘ANIKULAPO’, sobre o nigeriano Fela Kuti, produziu e dirigiu as gravações no Rio, São Paulo, Salvador, Itacaré, Lagos (Nigéria) e Paris (França) e promove há 10 anos oficinas e palestras relacionadas em escolas, universidades e institutos de arte públicas e privadas.
Maria do Carmo Texeira Rainho
Historiadora. Doutora em História Social - UFF. Possui graduação em História pela UERJ e mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio. É pesquisadora do Arquivo Nacional, atuando em ações de difusão do acervo institucional. Publicou, entre outros, os livros Moda e revolução nos anos 1960 e A cidade e a moda; além de Retratos Modernos, Marcas do Progresso e Festas Chilenas no Rio de Janeiro (estes com Claudia Heynemann), e artigos relacionados à história da fotografia, cultura visual, história e teoria da moda. Atualmente é Chefe da Divisão de Pesquisa do Arquivo Nacional.
Participantes receberão certificados emitidos pelo Arquivo Nacional.
Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita, contando com oficina, exibição de filmes, debates, entre outras atividades. Fique atento às atualizações da programação aqui pelo site e nas redes sociais do festival e do Arquivo Nacional.