Notícias
SIGAD.BR irá atuar em conjunto com SEI para a gestão dos documentos públicos

O governo federal poderá contar, em breve, com mais uma solução tecnológica para realizar a gestão dos documentos públicos produzidos e mantidos em formato digital. Em fase de desenvolvimento pelo Arquivo Nacional, o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD.BR) soma-se ao Módulo de Gestão Documental do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
O desenvolvimento e a implementação de ambas as ferramentas ocorrem, integralmente, no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio do Arquivo Nacional (AN), que conta com a colaboração da Dataprev no projeto do SIGAD.BR, e da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), responsável pelo gerenciamento do SEI.
Os usuários que produzem e tramitam documentos e processos no SEI poderão utilizar tanto o Módulo de Gestão Documental a ele acoplado, como o SIGAD.BR para realizar atividades que incluem o arquivamento formal, o monitoramento dos prazos de guarda e a preparação para a destinação final.
Além do SEI e de outros sistemas de processo eletrônico, o SIGAD.BR poderá interoperar com outros sistemas de negócio da administração pública que também produzem documentos oficiais, como o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Os órgãos e entidades federais poderão recorrer ao SIGAD.BR para efetuar ações de gestão documental, como a transferência para um repositório de arquivo intermediário designado, ou o recolhimento, para guarda permanente, no Repositório Digital Confiável de Documentos Arquivísticos (RDC-Arq) do AN.
Em colaboração com todos os demais sistemas, o SIGAD.BR atuará na definição de padrões para os pacotes de documentos digitais a serem transferidos/recolhidos, possibilitando a automatização das rotinas internas. Por exemplo, documentos com prazo de guarda mais longo – a partir de cinco anos – devem passar por monitoramento de formatos, com vistas à preservação de sua forma e conteúdo em meio digital.
Assim como o SEI, o SIGAD.BR auxiliará na eliminação de documentos nato-digitais, produzidos nos sistemas informatizados. Quanto aos documentos produzidos e acumulados nos demais suportes (papel, película, fitas magnéticas etc.), o SIGAD.BR também apoiará a elaboração das listagens de eliminação desses conjuntos.