Notícias
Novo guia simplifica orientações para gestão de documentos nos órgãos federais
O Arquivo Nacional (AN) preparou um guia que busca sistematizar os conceitos da gestão documental de uma forma ágil e simplificada, com links para materiais de referência e modelos que apoiam as atividades dos profissionais de arquivo e outros que produzem, tramitam e gerenciam documentos em suas instituições.
O “Guia de gestão de documentos para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal”, on-line e gratuito, reúne conhecimentos acumulados ao longo dos 50 anos em que o AN tem se dedicado a orientar o gerenciamento dos documentos que registram as atividades realizadas no contexto do serviço público federal. Técnicos e técnicas da Diretoria de Gestão de Documentos e Arquivos atuaram para compilar o conteúdo que, na publicação, foi disponibilizado em duas partes:
- “Perguntas frequentes sobre gestão de documentos”, que articula conceitos e ferramentas com fontes teóricas e manuais de boas práticas arquivísticas; e
- "Planejamento e prática da gestão de documentos”, que visa orientar, de maneira geral, a construção de um programa de gestão documental e a definição de ferramentas para o seu funcionamento, bem como a adoção de procedimentos específicos.
"A gestão de documentos é uma ferramenta fundamental para assegurar a continuidade das ações governamentais, a acessibilidade às informações e o cumprimento das obrigações institucionais, além de ser um pilar da governança pública moderna" afirma a Diretora-Geral do AN, Monica Lima e Souza. "Por meio deste guia, buscamos ampliar o conhecimento para que os agentes públicos possam adotar práticas eficientes e sustentáveis".
O novo guia também conta com editoração voltada à dinamização do seu uso, pois apresenta caixas com conceitos terminológicos e informações que direcionam para o aprofundamento dos conhecimentos. Além disso, palavras em destaque conduzem o olhar do leitor, de modo a facilitar a localização dos conteúdos e permitir uma leitura mais transversal.