Notícias
Sureg completa 50 anos e inspira nova fase de regionalização do Arquivo Nacional
A Superintendência Regional no Distrito Federal (Sureg) completa, em 2025, meio século de atuação contínua. Criada em 1975 como Divisão de Pré-Arquivo, com o objetivo de aproximar a instituição dos órgãos públicos sediados em Brasília e tornar mais eficiente a articulação com a Administração Pública Federal, desde então a unidade passou por um processo permanente de consolidação. Funcionou na Biblioteca Central da Universidade de Brasília e, desde 1980, está instalada nas dependências da Imprensa Nacional. Após 50 anos, a Sureg representa um marco institucional e base estruturante para o modelo de presença regional do Arquivo Nacional no território brasileiro.
É justamente a partir dessa experiência que o Governo Federal avança agora, inaugurando uma nova etapa do processo de regionalização do Arquivos Nacional. O decreto publicado em 15 de julho institui três novas unidades regionais do Arquivo Nacional — em Manaus (AM), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) — consolidando a expansão planejada da instituição para todas as regiões do país. A medida está prevista no Planejamento Estratégico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Arquivo Nacional, e alinhada à Lei nº 8.159/1991, que prevê a criação de unidades regionais para garantir o pleno exercício das competências do órgão.
Inicialmente estruturadas como escritórios regionais, as novas unidades foram definidas a partir de critérios técnicos como densidade documental, demanda local e cobertura territorial, resultando de um conjunto de ações coordenadas entre março e julho de 2025, nas quais foram conduzidas negociações de espaços, transformação de cargos existentes e atualização normativa. A expansão amplia o acesso aos serviços arquivísticos públicos, fortalece a atuação do Arquivo Nacional como órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal (SIGA) e contribui para reduzir desigualdades regionais no acesso à informação pública.
Ao completar 50 anos, a SUREG reafirma seu papel como referência no modelo de descentralização do Arquivo Nacional, ao mesmo tempo em que inspira o futuro da instituição. A experiência acumulada em meio século de atuação contínua consolida-se agora como base para a construção de um Arquivo cada vez mais Nacional.