Notícias
Situação do abrigo de felinos das dependências do Arquivo Nacional – Unidade Rio de Janeiro
Em 2024, o AN iniciou um processo de doação de veículos que já não atendiam às suas necessidades. Um desses veículos, que havia se tornado abrigo para uma colônia de gatos, foi retirado e doado à Prefeitura do Rio. Essa medida gerou preocupação entre os responsáveis pelos animais, que solicitaram à instituição uma solução alternativa.
O AN, ciente da complexidade da situação e da necessidade de encontrar uma solução alternativa, buscou opções mas não logrou êxito em encontrar um local apropriado onde fosse possível abrigar os animais de maneira temporária. A Direção-Geral, sensibilizada com a situação, autorizou uma medida paliativa, com a promessa da responsável pela colônia de providenciar a retirada total dos animais.
No entanto, a execução dessa medida não seguiu os trâmites internos adequados, o que levou à construção de um abrigo improvisado para os gatos, sem a devida autorização.
Após diversas tratativas, foi estabelecido um prazo para o desmanche o abrigo improvisado que foi construído no pátio da obra do telhado do bloco F, representando perigo para os felinos bem como para os tratadores. Diante deste fato, a responsável se prontificou a retirar a colônia do AN entendendo que não há mais como mantê-la nas instalações do AN.
Em nenhum momento, o AN solicitou a retirada compulsória dos animais, sendo esta uma decisão tomada em conjunto com a responsável pela colônia, visando garantir o bem-estar dos felinos e a segurança das instalações do Arquivo.
A decisão de retirar do local onde os gatos estão abrigadas foi tomada após uma análise cuidadosa da situação e com o objetivo de encontrar a melhor solução para todos os envolvidos, com data a partir de 17/01.
O Arquivo Nacional reafirma seu compromisso com o bem-estar animal e com a preservação de seu patrimônio histórico e cultural.